Arquivo público municipal faz 20 anos

23/05/2011 10:26

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
None (foto: Divulgação)

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) completou 20 anos de preservação do patrimônio documental da capital no último dia 20 de maio. Maria do Carmo Andrade Gomes, diretora do APCBH, acredita que o momento é de reflexão sobre o trabalho realizado até agora e também de reconhecimento das conquistas. "Comemoramos, sobretudo, o nosso êxito em fazer crescer qualitativa e quantitativamente o nosso acervo e o acesso a ele. Aumentamos a prestação de serviços como pesquisa, visitas técnicas, digitalização, educação patrimonial e conservação", afirma.

 

Atualmente, a instituição é responsável pela guarda de mais de mil metros lineares de documentos textuais e mais de 300 mil documentos fotográficos, além de mapas, filmes e outras fontes. A diretora do APCBH acredita que houve avanços na implementação de instrumentos legais e técnicos de gestão de documentos, dentro da administração pública municipal, desde a criação de uma Câmara Técnica da Avaliação de Documentos e a implantação da Tabela de Temporalidade dos Documentos. "Agora precisamos avançar no aprimoramento desses mecanismos, na difusão e consolidação do Arquivo e, muito especialmente, na conquista de uma sede própria e adequada para nossa instituição", diz ela.

 

Maria do Carmo esclarece ainda que manter os acervos documentais significa preservar os registros fundamentais de nossa história para o avanço do conhecimento científico e para a garantia dos direitos dos cidadãos à informação pública. "Nosso trabalho é preservar a memória de nossa cidade, especialmente aquela registrada na documentação pública de valor histórico e informativo e garantir a todos os cidadãos de Belo Horizonte o acesso amplo e qualificado aos mesmos", ressalta.

 

Informações

 

Endereço: Rua Itambé  227, Floresta
Telefone: (31) 3277-4603
Site: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?app=arquivopublico
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 17h

Últimas notícias

Comentários