Minas não tem petróleo mas tem gás

30/05/2011 17:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
None (foto: Divulgação)

Em breve o Brasil pode se tornar autossuficiente também na produção de gás natural. A Petrobras descobriu em abril deste ano uma jazida desse combustível natural na cidade de Brasilândia de Minas, região noroeste de Minas Gerais. A cidade, de 15 mil habitantes, se soma à Morada Nova de Minas, que fica próximo à represa de Três Marias, e onde, em 2010, já havia sido descoberto outra jazida, por um grupo de investidores.

 

A expectativa é que, além da extração de gás, sejam construídas duas termelétricas, orçadas em US$ 1,2 bilhão, na Bacia do Rio São Francisco. A estatal ainda não sabe o tamanho exato da reserva, o que será calculado na próxima fase do trabalho, mas pesquisas feitas há quase três décadas estimaram que as jazidas na Bacia do Velho Chico podem ter cerca de 1 trilhão de metros cúbicos do combustível. Com isso, como o país importa, anualmente, 30 milhões de metros cúbicos de gás da Bolívia, isso não será mais necessário.

 

A Petrobras já perfurou um poço de 3,4 quilômetros em Brasilândia e deve construir outro em breve, na cidade de João Pinheiro, também no noroeste de Minas. Os investimentos nas duas cidades chega a R$ 40 milhões.

 

Tanto Brasilândia quando Morada Nova já estão atraindo trabalhadores e investimentos. A expectativa é que suas populações cresçam muito nos próximos meses. Até os imóveis estão se valorizando, com duplicação de valores e atração de novas construtoras.

Últimas notícias

Comentários