Noas regras para cartão de crédito

01/06/2011 11:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
None (foto: Divulgação)

Entram em vigor na quarta-feira, 1º de junho, as novas regras para cartões de créditos. O destaque é a diferenciação obrigatória de cartões em duas categorias distintas.

 

Uma delas é o cartão básico, cuja anuidade deve ser a menor entre todos os cartões ofertados. A outra opção é o cartão diferenciado, associado a programas de benefícios ou recompensas, como milhagem aérea.

 

Com isso, Banco Central espera facilitar a vida dos clientes, principalmente os que utilizam pouco o cartão e não querem pagar outras taxas além dos produtos.

 

Poderão avaliar se vale a pena pagar o preço da anuidade do cartão diferenciado para ter direito aos serviços oferecidos ou se é mais conveniente a ele, consumidor, contar com a opção básica, com o menor dos valores de anuidade a ser paga.

 

Em seminário promovido pelo BC na semana passada, ficou definida a redução de 80 tarifas para apenas cinco. São elas: anuidade; emissão de 2ª via do cartão; retirada em espécie na função saque; no uso do cartão para pagamento de contas; e pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

 

As alterações são válidas para cartões emitidos a partir da quarta-feira, 1º de junho. Para quem já tem cartão de crédito ou o adquiriu até 31 de maio, as cinco tarifas valem a partir de 1º de junho de 2012.

 

Outro ponto importante das novas regras é a mudança no valor mínimo da fatura de cartão de crédito a ser pago. Hoje o valor é de 10%, e com a nova regra, a partie de 1º de junho passa a 15% e após dezembro, 20%.

 

Em caso de dúvidas ou descumprimento da norma, o consumidor deve procurar o BC e os órgãos de defesa.

 

Atendimento BC: av. Álvares Cabral 1.605, Santo Agostinho ou pelo telefone 0800-979-2345 (8h às 20h, de segunda a sexta) ou pelo www.bcb.gov.br

Últimas notícias

Comentários