Portas abertas para a segurança

por Alysson Lisboa 17/05/2012 12:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/DA Press/Estado de Minas
None (foto: Jair Amaral/DA Press/Estado de Minas)

O robô Vanguard (foto acima) promete reforçar a segurança da Copa do Mundo nas cidades-sede. O equipamento, comandado por controle remoto, consegue desativar artefatos explosivos e vai ampliar o aparato da Polícia Federal para rigoroso esquema de segurança em 2014. Esse e outros aparelhos estão expostos até o dia 18 no Boulevard Shopping, em BH, e fazem parte da Semana Portas Abertas da PF. O robô já esteve no Brasil para auxiliar a segurança do Pan 2007 e nos Jogos Mundiais Militares de 2011. Estão previstas outras 12 unidades para garantir a segurança nas cidades-sede.

 

Também no evento os agentes federais simularam a desativação de uma bomba pelo robô e apresentaram diversos equipamentos de segurança, como identificadores de cédulas falsas, varredura de grampos telefônicos e maleta de exames forenses. Além da exposição, aberta ao público, estão sendo realizadas palestras sobre drogas, crimes virtuais, investigação e perícia.

 

Para Fernando Duran Poch, superintendente da Polícia Federal em Minas, o objetivo da Semana Portas Abertas é divulgar as atribuições da PF e aproximá-la da sociedade: "Apesar de o Brasil não ter histórico de atentados à bomba, um traje antifragmentação de 45 quilos faz parte da tecnologia de segurança para grandes eventos". O equipamento é o mesmo utilizado no filme Guerra ao Terror.

Últimas notícias

Comentários