CLA é lançado na Europa

Sedã quatro portas, com jeito de cupê, é o novo carro de entrada da Mercedes Benz

por Fábio Doyle 15/04/2013 11:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
A Mercedes mira o CLA cupê, estilizado como um sedã quatro portas, nos compradores jovens, principalmente dos Estados Unidos e China, onde sedans são apreciados.

O CLA será o carro de entrada da Mercedes no segmento dos compactos. Ele é a terceira derivação da nova plataforma MFA com tração dianteira que também é utilizada pelo Classe A e Classe B. Com 4630 mm de comprimento, o CLA é mais comprido do que esses modelos e tem um perfil mais baixo.

O chefe de vendas Joachim Schmid disse que o CLA tem "gigantesco" potencial nos Estados Unidos, onde ele será os menor veiculo da marca. "Nós iremos atrair para a marca clientes que nunca antes dirigiram um Mercedes," disse ele no lançamento do carro em St. Tropez ( França) hoje.

A Mercedes vai manter o preço do CLA nos Estados Unidos abaixo de US$30 mil (R$ 60 mil) para conquistar compradores jovens. Sem o frete de US$ 925, que lá é cobrado à parte, o carro vai custar US$ 29.900. O C250 sedã, atual Mercedes de entrada nos EUA, tem preço de US$ 36.275, com frete incluído. Com os itens opcionais mais comuns as vendas do Classe C nos EUA saem por mais de US$ 40 mil.

O CLA (código interno C117) irá oferecer três motores a gasolina e diesel na Europa com câmbio manual de seis velocidades ou sete velocidades na opção automático com dupla embreagem. Mais motores a diesel padrão mercado europeu irão ser lançados. A versão superior do CLA terá motor com potência de 360 hp. É uma unidade quatro cilindros turbo.

Outros carros que irão surgir com a plataforma MFA inclui o GLA crossover que será mostrado neste mês no salão do automóvel de Shangai e em sua versão de produção no salão de Frankfurt em setembro, e uma variação station wagon (perua) que deverá ser lançada em 2015.

A Mercedes criou um nicho de sedans quatro portas com estilo cupê com o CLS, lançado em 2004. No ano passado a Mercedes vendeu 35 mil unidades do CLS. O fabricante vê um potencial ainda maior para o CLA, mas a marca não revelou suas previsões de vendas.


Divulgação
(foto: Divulgação)
Fatos rápidos:


Datas de lançamento: abril (Europa); setembro (EUA); fevereiro 2014 (China); final deste ano (Brasil)
 
Preço estimado: 28.977 euros (Alemanha)

Local de fabricação: Kecskemet, Hungria (há planos de produção no Brasil)

Emissão de CO²: 109g/km (CLA 220 CDI)

Principais concorrentes:
Audi A3 sedã e BMW série 3

Compradores-alvo: jovens executivos com idade entre 30 e 40 anos

Novidade tecnológica:
sistema que detecta sonolência do motorista e sistema de freios com radar que função a velocidade de 7 km/h. O CLA é também o carro mais aerodinâmico em produção no mundo com um coeficiente de arrasto de 0,23, afirma a Mercedes

O que é bom: excelente dirigibilidade, conforto, tecnologia de segurança usualmente encontrada apenas em segmentos maiores e mais caros

O que é ruim: visibilidade traseira limitada; altura limitada de cabeça para passageiros do banco traseiro

Últimas notícias

Comentários