Projeto transforma visual do Barro Preto

Pólo da moda de BH vai ficar de cara nova

por PBH 23/04/2013 17:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Google Maps/Reprodução
(foto: Google Maps/Reprodução)

Um dos maiores polos de moda da capital mineira, a região do bairro Barro Preto que reúne lojas e tem um forte comércio local será o próximo cenário da cidade a passar por obras de requalificação urbana. Ao menos 20 ruas do bairro serão modernizadas ao longo da avenida Augusto de Lima e da rua Mato Grosso.

O projeto da Prefeitura de Belo Horizonte prevê o tratamento especial de quatro esquinas, o alargamento de calçadas e a instalação de mobiliário urbano, além de um novo projeto paisagístico e de iluminação. A revitalização, que era um sonho antigo dos comerciantes, deve beneficiar cerca de 350 mil pessoas que circulam diariamente pela região.

O projeto mantém a geometria das ruas Ouro Preto, Araguari, Goitacazes e Augusto de Lima. No encontro da avenida Augusto de Lima com a rua Mato Grosso, onde existe um canteiro central, serão criados locais para a travessia de pedestre nos cruzamentos. Nas extremidades da rua Mato Grosso, o projeto prevê tratamento das esquinas e também privilegia a passagem do pedestre, com o alargamento das calçadas, formando uma espécie de shopping a céu aberto.O projeto privilegia a criação de espaços diferenciados, com a revitalização será possível desenvolver atividades paralelas, que possam incentivar o uso do Barro Preto.

Para o prefeito Marcio Lacerda, que vê nessa obra um grande potencial de atração para consumidores e turistas, a participação dos moradores do Barro Preto será muito importante para o sucesso do empreendimento. “Alguns encontros ainda serão realizados com a comunidade local com a finalidade de ouvir os desejos da população. É importante também que as empresas que ganharem a licitação compreenda as restrições que a obra vai causar, evitando o mínimo de transtorno possível para todos”, disse. No momento, o processo de licitação está sendo preparado com o detalhamento final do orçamento.

As intervenções no polo da moda do Barro Preto

  • Restauração de todas as calçadas no perímetro da intervenção, de acordo com o padrão da região Centro-sul e adequadas à norma de acessibilidade
  • Alargamento de calçadas, com destaque para o eixo da rua Mato Grosso
  • Mobiliário urbano adequado ao uso, com destaque para bancos de alvenaria na rua Mato Grosso
  • Avaliação e adequação da arborização
  • Iluminação de segundo nível para pedestres
  • Criação de travessias elevadas nos cruzamentos de maior fluxo de pedestres
  • Racionalização do uso da via, com correto dimensionamento e regularização de carga e descarga, táxi e pontos de transporte coletivo

Últimas notícias

Comentários