Mercado no mesmo ritmo

Fiat líder tem o melhor abril de sua história, enquanto Gol prossegue como o preferido dos brasileiros

por Fábio Doyle 08/05/2013 11:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
SXC
(foto: SXC)
“Eis aqui este sambinha feito numa nota só / Outras notas vão entrar, mas a base é uma só”. O começo da canção “Samba de Uma Nota Só”, de Tom Jobim, é o retrato do que tem ocorrido no mercado brasileiro de automóveis. Nada muda, continua no mesmo acorde.

É a Fiat em primeiro, Volks em segundo, GM em terceiro, Ford em quarto. Na briga pela quinta colocação Renault e Hyundai buscam afinação, para ver quem dá o melhor tom.

A Fiat, líder com 22,49%, anunciou que foi o melhor mês de abril de sua história, com 69.561 automóveis e comerciais leves comercializados,  o que representa um crescimento de 30% em relação a abril de 2012. O quadrimestre também agradou a turma de Betim: as vendas somaram 248.421 unidades, 9,4% acima do alcançado de janeiro a abril de 2012.

Na mesma  balada, Volkswagen continua em segundo com 19,54% e 215,8 mil unidades; na frente de General Motors (17,76% e 196,1 mil unidades) e Ford (8,91% e 98.345 unidades).

Em busca do melhor ritmo, duas marcas travam uma competição acirrada e de bom gosto para os ouvidos do consumidor pela quinta e sexta posições.  Graças ao sucesso da família HB20, a marca sul-coreana  leva vantagem no primeiro quadrimestre com 5,84% de participação, com 64.524 unidades emplacadas até agora. A Renault ficou com a sexta colocação com seus 5,78% de market share, pelas 63.878 unidades vendidas de automóveis e comerciais leves.

Para este mês, a alegria retorna à Rede Renault. Depois de oito semanas parada, a fábrica do Paraná voltou a abastecer o mercado. “Passamos por momentos difíceis, com falta de produto, em meio a uma demanda aquecida. Agora, voltaremos a respirar”, confidenciou ao site Autofato, o diretor de uma concessionária da marca de Minas Gerais. As vendas de abril alcançaram 21.308 unidades, mais 28,8% em relação a abril de 2012.

O sarau continua animado com as japonesas Toyota (sétima, com 4.65% de market share pelas 51.376 unidades emplacadas) e Honda (oitava com 3,7% e 40.845 unidades). Sem perder o som, Nissan e Citroen vêm na sequência, respectivamente com 2,28% (e 25.182 veículos)  e 2,02% (e 22.292 veículos).

Frontier, Versa e March foram os destaques da Nissan, enquanto na Citroen, a comemoração fica por conta do novo C3 e do Aircross Atacama, cujas vendas subiram 60% em abril se comparado a março. E como o C4 Pallas deve mudar, a Citroen já promove uma xepa do modelo, que neste mês está sendo comercializado ao preço promocional de R$ 49.990,00 em sua versão 2.0 GLX 16V Flex com câmbio manual.



Entre os carros, Gol ainda é líder

O batuque do sambinha muda, mas continua igual quando o assunto são os modelos. O Volkswagen Gol ainda é o mais vendido do Brasil, com 21.581 unidades emplacadas em abril de 2013. Fiat Uno segue atrás, na segunda posição (15.235), depois vem o Fiat Palio (14.041).

No segmento de comerciais leves, o Fiat Strada manteve-se na liderança, com 11.746 unidades vendidas em abril de 2013. A surpresa ficou com o segundo e terceiros lugares.  Na segunda posição ficou o Ecosport com 6.390 unidades emplacadas, seguida pela Saveiro com 4.495 unidades vendidas. É que a nova Saveiro foi lançada no mês passado o que deve ter causado um hiato nas vendas da pickup compacta VW.

Últimas notícias

Comentários