As ruas se enfeitam para a passagem do Santíssimo

Principalmente nas cidades históricas, como Congonhas e Ouro Preto, as ruas recebem as serragens coloridas que formam imagens ligadas à religiosidade da população

por Agência Minas 28/05/2013 14:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Luiz Fernando/Divulgação
Santa Luzia é uma das cidades que se enfeita para a procissão do Santíssimo (foto: Luiz Fernando/Divulgação)
Nesta época do ano, várias regiões de Minas recebem celebrações, encenações, missas e vigílias durante o feriado de Corpus Christi, que atrai turistas de todas as partes do país. Muitas cidades já estão preparadas, com destaque para a beleza dos tradicionais tapetes de serragem coloridos, além das flores e toalhas que enfeitam as janelas dos moradores à espera da passagem do Santíssimo.

As festas religiosas estão entre as mais fortes expressões da cultura brasileira. O segmento é – juntamente com o turismo cívico, o étnico, o místico e o exotérico – um dos nichos do turismo cultural no Brasil. Levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros interessados em destinos religiosos.

De acordo com Pesquisa de Demanda 2011, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo, 48,7% dos visitantes motivados por atividades religiosas em Minas possuem idade acima de 51 anos e 68,2% são oriundos do próprio estado – ou seja, são turistas em busca de novas opções de lazer em outras cidades mineiras.

Significado

O termo Corpus Christi significa corpo de Cristo. A festa religiosa foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de 11 de agosto de 1264. A celebração representa o momento em que os católicos comemoram a presença real de Jesus Cristo no sacramento da eucaristia.

A definição da data da celebração é feita pela contagem do tempo determinado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é de 40 dias após a Páscoa. A celebração é realizada sempre em uma quinta-feira em alusão à quinta-feira santa, quando se deu a instituição da eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos.

Em Minas, as festividades serão realizadas em diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, como Caeté, Contagem, Ibirité, Moeda, Nova União, Pedro Leopoldo e São José da Lapa, e nos municípios do interior – principalmente as cidades históricas, como Congonhas, Ouro Preto e Mariana.

Últimas notícias

Comentários