Zoológico tem novo filhote

Depois do nascimento dos óryx (espécie de gazela), agora a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte anuncia a chegada de filhote de hipopótamo

por Da redação com Ascom/PBH 06/06/2013 13:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paulo Filgueiras/EM/DA Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Os visitantes do Zoológico de Belo Horizonte têm uma novidade para ver: no final de maio nasceu um filhote de hipopótamo (Hippopotamus amphibius). O animal passa bem e está no recinto com a mãe, onde recebe os cuidados veterinários exigidos. Os pais do filhote são Toquinho e Geriza, que vieram para o zoo em 1975 e 1991, respectivamente.

Algumas semanas antes do nascimento do animal, a fêmea e o macho foram separados para que se evitasse uma nova gravidez em decorrência do cio pós-parto, comum entre os animais da espécie. Segundo Valéria Pereira, bióloga responsável pela seção de mamíferos do zoológico, a maturidade sexual dos hipopótamos que vivem em cativeiro acontece entre 3 e 4 anos de idade. “Na natureza, disputando com grupos grandes, a maturidade sexual ocorre mais tarde”, explica.

A reprodução de animais silvestres em cativeiro exige grande planejamento e conhecimento técnico, como diz Carlyle Mendes Coelho, diretor do zoológico, uma vez que espécies como o hipopótamo necessitam de recintos maiores e um monitoramento contínuo. “O zoo de BH oferece condições adequadas de manejo para essa espécie, que requer um recinto adequado, com muita água e alimentação balanceada. Como resultado desses cuidados, desde 1982 já nasceram 18 filhotes, que estão em diversos zoos do Brasil e da Argentina”.

Características

A literatura científica registra que a gestação do hipopótamo dura em torno de oito meses. Os filhotes nascem com peso entre 25kg e 55kg, podendo atingir de uma a 4,5 toneladas quando adultos. Os machos possuem um porte maior que o das fêmeas. Os hipopótamos vivem em média 40 anos.

Últimas notícias

Comentários