BH recebe dois novos gorilas

por Da redação com Ascom/PBH 06/09/2013 12:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
PBH/Reprodução
(foto: PBH/Reprodução)
É aguardada, para os próximos meses, a chegada ao Zoológico de Belo Horizonte, em regime de empréstimo, de dois gorilas. Um macho – Leon, de 14 anos – e uma fêmea – Lou Lou, de 9 anos – vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (Espanha), e da Fundação Aspinall, da Inglaterra.

Entre os vários procedimentos necessários para a transferência dos novos animais, estão a definição da logística de transporte, a revisão dos procedimentos realizados com sucesso em 2011 (quando houve a chegada das gorilas Imbi e Kifta), a obtenção de licenças sanitárias junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura, entre outros. Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto deste ano, uma bióloga da seção de mamíferos do zoo de Belo Horizonte esteve na Fundação Aspinall para atualizar seu treinamento em manejo de famílias de gorilas. 

Vale ressaltar que, do ponto de vista institucional, as negociações estão bastante adiantadas. Ou seja, já houve a aprovação da European Association of Zoos and Aquaria, a Sociedade Europeia de Zoológicos e Aquários, a aprovação dos zoológicos de origem e a assinatura dos contratos de empréstimos. No entanto, a concretização das transferências depende da finalização da logística de transporte, bem como do atendimento dos requisitos sanitários de cada país. 

Assim como várias outras espécies, os gorilas figuram na lista vermelha de espécies ameaçadas entre as consideradas "em perigo" ou "em perigo crítico".

Últimas notícias

Comentários