Campeonato Mundial de Vôlei será realizado em Betim

por Agência Minas 17/09/2013 16:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Scx.hu/Reprodução
(foto: Scx.hu/Reprodução)
Minas Gerais vai receber mais um evento internacional. Um encontro entre o governador Antonio Anastasia e o presidente da Federação Internacional de Voleibol, Ary Graça, no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, oficializou a realização do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O campeonato – que está a sua nona edição – será realizado no Ginásio Poliesportivo Divino Braga, entre os dias 15 e 20 de outubro.

O governador Anastasia destacou que o apoio do Governo de Minas ao torneio está inserido no projeto de internacionalização do Estado, por meio do qual busca incentivar a realização de eventos com repercussão externa, tanto em turismo de negócios, quanto em entretenimento. “Esse ano nós tivemos shows importantes no Mineirão, conseguimos com a Copa das Confederações grande visibilidade. A vinda do campeonato mundial de vôlei é mais um passo importante, porque é um esporte especializado, olímpico, muito relevante. Tenho certeza que Betim será um bom anfitrião e fico feliz por realizar em um município que não é a capital, pois é bom para descentralizarmos a ação das políticas públicas. E faço votos para que o Sada Cruzeiro seja o campeão”, afirmou Anastasia.

O presidente da Federação Internacional de Vôlei, Ary Graça Filho, destacou a escolha de Minas Gerais para sediar o evento. “Como brasileiro, estou feliz e orgulhoso. Minas para o voleibol é o Estado mais importante. A força do voleibol brasileiro, no decorrer dos últimos 60 anos, veio em grande parte de Minas Gerais. Temos certeza de que o campeonato aqui não só não vai ficar devendo a nenhuma parte do mundo, mas tenho uma previsão de que vai ser o melhor. Dificilmente outro país vai conseguir fazer igual”, frisou o presidente. Ary Graça também ressaltou que o maior recorde de público do mundo na modalidade, em circuitos fechados, foi no Ginásio Jornalista Felipe Drummond, o Mineirinho, com 26 mil pessoas, por duas vezes.

O campeonato

O evento terá a equipe do Sada Cruzeiro representando o Brasil. Além do clube mineiro, participam outras sete equipes: Trentino (Itália), atual tricampeão mundial; UPCN (Argentina), campeão sul-americano; Lokomotiv Novosibirsk (Rússia), campeão da Europa; Sfaxien (Túnísia), campeão da África; Kaleh Mazandaran (Irã), campeão da Ásia; Club Romana (República Dominicana), representante da América do Norte, e Panasonic Panthers (Japão), como convidado.

Na primeira fase da competição, os oito times serão divididos em dois grupos de quatro. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais, em cruzamento olímpico. A grande final será disputada em partida única, no dia 20 de outubro.

O Mundial de Clubes de Vôlei foi criado em 1989 e disputado por apenas três anos, sendo a competição suspensa. Somente em 2009, o torneio voltou ao calendário dos campeões continentais.

Últimas notícias

Comentários