Novo Focus evolui e chama Golf para a briga

Com Novo Focus, Ford completa modernização de sua linha e mostra um médio que se aproxima das marcas Premium em sofisticação, acabamento e desempenho, sem esquecer redução de consumo. Com novidades no design, suspensão, transmissão e motorização a Ford apresentou o Novo Focus 2014 Sedan e Hatch.

por Fábio Doyle* 30/09/2013 12:41

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(foto: Divulgação)
O modelo chega muito bem equipado com preços sugeridos que começam em R$60.990 e terminam em R$ 81.990. São três versões de acabamento e conteúdo: S, SE e Titanium nas opções de motores 2.0 com injeção direta flex ou 1.6 com duplo comando variável flex e transmissões sequencial PowerShift ou manual.

A bandeira da tecnologia foi enfatizada na estratégia de comercialização do Novo Focus. Na versão completa ele vem com seis airbags, sistema AdvanceTrac com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, aviso de pressão dos pneus, piloto automático e limitador de velocidade, transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem ou transmissão manual de cinco velocidades, SYNC Media System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular, entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes, além de uma versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo e som Sony Premium com nove alto-falantes, chave com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power e bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento, faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED e teto solar, rodas de liga leve de 16 ou 17.

Os motores são o 2.0 Duratec Direct Flex, em alumínio, com injeção direta de 178 cv com etanol e 1.6 Sigma TiVCT Flex de 135 cv com etanol. O 2.0 Duratec Direct Flex é o primeiro flex com injeção direta no mundo e, assim como o 1.6 Sigma, não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol a frio, usando somente a compressão do motor. A transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades é de série no Sedan e opcional no Hatch, que traz a transmissão manual IB5.

A suspensão no Novo Focus foi recalibrada, tornando-se mais rígida e mais esportiva, sem perda de conforto, informou Carlos Hess, engenheiro chefe de produto para a América do Sul. O sistema de direção é elétrico, que segundo o engenheiro reduz em até 10% o consumo de combustível.
 
O Novo Focus é um veículo classificado com cinco estrelas na Europa (EURONCAP), nos Estados Unidos (NHTSA) e Ásia (C-NCAP) e foi projetado para alcançar os mesmos parâmetros no Latin NCAP, que regula a segurança dos veículos na América Latina, comentou Oswaldo Ramos, gerente geral de marketing. 

Além de freio ABS com distribuição eletrônica (EBD) e auxílio em frenagem de emergência (EBA), ele oferece, conforme a versão, dois, quatro ou seis airbags – frontais, laterais e de cortina.
 
Todas as versões possuem faróis com temporizador (Follow me Home), que mantém as luzes acesas por alguns segundos após o carro ser estacionado para iluminar o caminho, assim como o sistema ISOFIX para cadeiras infantis.
Farol de neblina traseiro, travamento automático das portas e sistema de alerta pós-acidente, com acionamento automático das buzinas e luzes de emergência em caso de acidente, também são de série.

Entre os equipamentos inéditos na categoria que o Novo Focus oferece está o sistema de estacionamento automático (Active Park Assist), que monitora o caminho para detectar espaços vazios e manobra o carro na vaga sem que o motorista precise tocar no volante.

A nova linha Focus impõe uma atitude esportiva. O Sedan remete aos mais modernos cupês e o Hatch destaca-se pelas linhas rápidas, explica João Marcos Ramos, gerente de design da Ford para a América do Sul. O coeficiente de arrasto aerodinâmico do Novo Focus Sedan é de 0,287, 15% melhor que o modelo atual, informou. Quanto aos rumores que uma nova frente, seguindo o estilo do Novo Fusion, do New Fiesta e de toda a linha da marca, está sendo preparada para o Focus europeu e norte-americano, a Ford desconversa. Oswaldo Ramos, gerente de marketing, argumentou que "se isso fosse verdade a Ford teria apresentado a ideia no Salão de Frankfurt". 

A nova geração do Focus está 10% mais econômica em relação a que agora entra no passado. Com motor 1.6 o consumo de etanol é de 7,0 km/l na cidade e 9,3 na estrada. Com gasolina os resultados são respectivamente de 10,3 km/l e 13,7 km/l. Já com o 2.0 o resultado de consumo melhorou ainda mais. Os números que a montadora divulgou para o motor com etanol são 7,8 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada e com gasolina de 11,3 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.
 
No interior o Novo Focus traz linhas ergonômicas envolventes, que transmite sofisticação e permite um direção confortável. Os bancos em couro são envolventes.

Golf é chamado para o ringue 

Em sua campanha de lançamento a Ford bate com força na tecla que o Ford Focus, com mais de 1 milhão de unidades vendidas em 2012, foi o carro mais vendido do mundo em 2012. O modelo é produzido nos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Rússia, Tailândia, China e Vietnã.
 
Entre os sedãs a Ford aponta o Honda Civic, o Chevrolet Cruze, o Toyota Corolla e o Volkswagen Jetta como os concorrentes diretos do Novo Focus. Não inclui, aparentemente devido ao menor volume de vendas, os franceses recentemente lançados franceses Citroën C4 Lounge e Peugeot 408 que, sem dúvida, pertencem a esse segmento com qualidade e preço muito competitivos.

A ênfase da Ford na disputa pela preferência do consumidor foi no também recém lançado Novo Golf da Volkswagen, que será o maior rival da versão hatch do Novo Focus. Nos quadros comparativos, Ramos mostrou a melhor relação custo benefício do produto que representa. Os dois carros são equivalentes em qualidade, acabamento e tecnologias embarcadas, a motorização do Focus comparado é 2.0 com 178 cv de potência, a do Golf é 1.4 TSI (turbo) com 140 cv.

Nos preços o Golf é bem mais caro para versões com o mesmo acabamento. O preço inicial do Focus 2.0 Hatch é R$ R$ 72.990 contra R$ 74.990 do Golf 1.4 TSI DSG. À medida acrescenta-se conteúdo as diferenças a favor do Focus vão se evidenciando. Na versão top de linha dos dois, que inclui tudo, inclusive o sistema de estacionamento automático, o Focus tem preço de R$ 87.990 enquanto o Golf custa R$ 115.230, mostrou Ramos. Por esse valor o consumidor pode comprar um Fusion, concluiu.

(*) Viajou a convite da Ford do Brasil

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