Massagem ayurvédica é indicada contra sintomas da menopausa

A prática que surgiu na Índia é recomendada para que as mulheres consigam se adaptar às alterações hormonais provocadas nesse período da vida

por Da redação com assessorias 25/10/2013 12:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
FreeDigitalPhotos.net
(foto: FreeDigitalPhotos.net)
De massagens terapêuticas, passeando pelas técnicas da massoterapia, qualquer procedimento reconhecido como alternativo tornou-se mais aceito entre o sexo feminino. Não bastasse a tensão pré-menstrual todo mês, a menopausa – época na vida da mulher em que a menstruação cessa – tem início a partir dos 40 anos. Os sintomas vão desde ondas de calor, dor nas articulações, cansaço excessivo a irritabilidade.

Para a massoterapia, a fase exige uma reconexão com o corpo. Há quem prefira tratamentos alternativos. “Esta é uma etapa de autoconhecimento da mulher, portanto ela precisa vivenciar mais esse momento feminino e o toque terapêutico facilita isso”, explica a massoterapeuta Gizelle Monteiro. Ela conta que o tratamento terapêutico proporciona aquilo que é mais abalado naquele instante: o equilíbrio e bem-estar.

Esse processo, que encerra a fase reprodutiva feminina, subdivide-se em três ciclos: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Segundo Gizelle, a massagem terapêutica deve fazer parte do cotidiano da mulher. De poder sedativo, o procedimento é ideal para eliminar o estresse e abalo emocional intenso.

Psicologicamente para a mulher é a hora de encarar o envelhecimento do corpo. Algumas ficam tão deprimidas que precisam de acompanhamento psicológico para enfrentar esse momento. A massoterapeuta afirma que elas precisam sentir-se relaxadas, automaticamente vai afastar o mau humor e a baixa autoestima.

“A massagem ayurvédica, por exemplo, é uma técnica de massagem que alivia os efeitos cruéis da menopausa. Essa terapia corporal relaxa o corpo como um todo e permite que a mulher se reconecte com ela própria. Outra vantagem dela é melhorar as tensões nas costas e na qualidade do sono'', explica.

A técnica indiana conhecida como ayurvédica surgiu há cerca de sete mil anos, e consiste numa prática adaptável a cada indivíduo, já que é pensada para fortalecer o corpo e a alma. A massagem atua diretamente nos sistemas circulatórios, linfáticos e energéticos, e é extremamente relaxante.

De uma forma geral, a mulher precisa aderir ao tratamento que melhor auxiliar neste período. Uma boa massagem é capaz de aliviar a tensão que o estresse causa no corpo. A respiração também influencia no relaxamento, por isso é importante aprender técnicas novas, e a massoterapia oferece mais essa alternativa para a mulher.

Últimas notícias

Comentários