Novos limites mínimos de velocidade para internet banda larga começam a valer

Primeiros resultados serão divulgados em dezembro, pela Anatel, e operadoras que não respeitarem a nova regra podem ser multadas

por Marcelo Fraga 05/11/2013 12:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
FreeDigitalPhotos.net
(foto: FreeDigitalPhotos.net)
A partir de novembro começam a valer os novos limites mínimos de velocidade de internet que as operadoras de telefonia devem garantir a seus clientes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que, mensalmente, as prestadoras devem garantir, em média, 70% da velocidade que foi contratada. Quanto à medição instantânea, ou seja, quando o usuário está acessando um site ou assitindo um vídeo, a taxa de transmissão deverá ser no mínimo 30% do que está no contrato.
 
A Anatel informou, por meio de assessoria, que não existe prazo para as empresas de telecomunicações se adaptarem, uma vez que a resolução foi publicada em 2011 e já previa o aumento progressivo das metas a partir do ano passado. Ou seja, de acordo com a agência, as operadoras já estavam cientes e as punições já podem ser aplicadas às que desrespeitarem o acordo.

A assessoria da Anatel ressalta ainda que a nova regra é progressiva e prevê, para novembro de 2014, um aumento das metas de qualidade, passando a velocidade média mínima mensal para 80% e a taxa de transmissão instantânea para 40%.

Procurada para responder sobre a capacidade de sua rede de telefonia móvel em suprir a maior demanda gerada pela resolução da agência de telecomunicações, a Vivo enviou uma nota, na qual informa que "adota todas as medidas necessárias para cumprir os atuais e os novos indicadores de banda larga móvel determinados pela Anatel".

Para aferir a qualidade da banda larga em dispositivos móveis, existem aplicativos oficiais da Anatel, em versões gratuitas para os sistemas iOS e Android. Após a instalação dos programas, é necessário apenas que o usuário faça um cadastro fornecendo seu e-mail, e criando uma senha de acesso.

Últimas notícias

Comentários