Paraíso cultural e esportivo cearense

Com construções históricas e belas praias, Aracati é mais um bom destino do Nordeste

por Marcelo Fraga 22/11/2013 13:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Canoabrasil.com/Reprodução
A praia de Canoa Quebrada é uma atração à parte, por suas belezas naturais (foto: Canoabrasil.com/Reprodução)

Principal cidade do estado do Ceará nos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia, Aracati herdou desse período o rico patrimônio cultural, que pode ser apreciado, principalmente, em suas igrejas e casarões. Algumas construções contam, inclusive, com os famosos azulejos portugueses em suas fachadas.

Tendo como principais igrejas a de Nossa Senhora do Rosário, construída no ano de 1785, e a de Nosso Senhor do Bonfim, datada de 1774, todo o centro urbano de Aracati foi tombado, no ano 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além de ser um polo para o turismo cultural, a cidade também é uma ótima opção para quem gosta de praticar esportes náuticos como o windsurf e o kitesurf. A praia de Canoa Quebrada, mais famosa e agitada da região litorânea de Aracati, tem boas condições de vento durante todo o ano e, por isso, favorece também aos admiradores de paraglider.

Um passeio de jangada e uma ida até a rua Dragão do Mar, mais conhecida como Broadway, por conta de sua agitação noturna, também são boas pedidas para os turistas. Com uma viagem de bugue, é possível percorrer os 75 km de litoral até a divisa com o estado do Rio Grande do Norte, onde está a praia de Ponta Grossa, considerada uma das mais belas da região.

O artesanato e a gastronomia de Aracati merecem atenção de quem visita a cidade. A 8 km de Canoa Quebrada, em Majorlândia, é possível encontrar esculturas e trabalhos feitos em renda, além de pequenas garrafas recheadas de areia colorida formando desenhos e paisagens. Nas barracas de praia é possível apreciar a culinária regional, bastante variada, à base de pratos feitos com peixes e frutos do mar.

Saiba mais

 

  • Localização: 158 km de Fortaleza
  • Como chegar: partindo de Fortaleza, seguir pela BR-116 e depois pela BR-304. Partindo de Natal, seguir pela BR-304 
  • Informações: www.aracati.ce.gov.br

Últimas notícias

Comentários