Parque Jacques Cousteau, no Betânia, ganha jardim vertical

O espaço de aproximadamente 335 mil m² também é referência na produção de mudas de árvores e plantas ornamentais usadas nos espaços públicos de BH

por Da redação com Ascom/PBH 03/12/2013 10:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Flickr/Fundação de Parques Municipais/Reprodução
Em meados de 2013 o Parque Jacques Costeau passou por uma grande reforma para melhorar o conforto dos frequentadores (foto: Flickr/Fundação de Parques Municipais/Reprodução)
Um jardim vertical de bromélias é a novidade do Parque Jacques Cousteau, que fica na rua Augusto José dos Santos, 366, no bairro Betânia, região oeste da capital. Com proposta diferenciada do que se vê nos demais parques municipais, o jardim construído em blocos de concretos encaixados chama a atenção dos frequentadores da área verde.

A iniciativa foi de Edanise Reis, chefe do departamento de parques sudoeste da Fundação de Parques Municipais, que aplicou seus conhecimentos na área de paisagismo nesse projeto piloto. Segundo ela, esta também é uma oportunidade para os funcionários do Jacques Cousteau usarem formas criativas de implantar jardins.

Edanise explica que existem várias técnicas para implantar os jardins verticais e formar verdadeiras paredes vivas com um paisagismo extremamente interessante. No caso do Parque Jacques Cousteau, a proposta foi criar vasos nos espaços vazados dos blocos de concretos encaixados e plantar diferentes espécies de bromélia, como neoregelia-caroline, neoregelia-fireball, aechmea-blanchetiana e acanthostachys-strobilacea. “Foi um projeto piloto que agradou os olhares dos frequentadores”, conta.

A boa recepção do público no Parque Jacques Cousteau motivou Edanise a preparar a implantação de um jardim vertical de plantas medicinais no Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), no Barreiro, na horta de medicinais que está sendo revitalizada, e outro, de plantas floríferas, no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis.

Últimas notícias

Comentários