Clasificação de empresa como "Sociedade Anônima" pode mudar

por Agência Câmara 20/01/2014 15:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Freedigitalphotos.net/Reprodução
(foto: Freedigitalphotos.net/Reprodução)
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6104/13, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que altera a Lei das S/A's (6.404/76) para alterar a denominação "sociedade anônima" para "sociedade por ações".

O parlamentar lembrou que a Lei 8.021/90, que dispõe sobre a identificação dos contribuintes para fins fiscais, determinou a obrigatoriedade de todas as ações serem nominativas. Dessa forma, explica Bezerra, a mudança do significado da expressão S/A se faz necessária para traduzir corretamente o alcance da lei em vigor.

"Desde então, todas as emissões de ações de sociedades devem constar o nome do titular", ressalta o autor da proposta. Ele destaca ainda que o termo "sociedade anônima" exige a condição de anonimato, o que não é o caso da posse de ações.

O projeto prevê que a "companhia ou sociedade por ações" terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão dos títulos subscritos ou adquiridos.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Últimas notícias

Comentários