Novidade no Museu Brasileiro do Futebol que fica no Mineirão

Em 2013, ano de seu lançamento, o espaço recebeu mais de 40 mil visitantes. Agora ele reabre com novo espaço de exposição

por Agência Minas 31/01/2014 10:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Wellington Pedro/Imprensa MG/Divulgação
Os ex-jogadores Wilson Piazza e Procópio Cardoso estiveram presentas na reabertura do museu (foto: Wellington Pedro/Imprensa MG/Divulgação)
O Mineirão ganhou um espaço interativo mais amplo para abrigar os capítulos históricos do futebol mineiro. O Museu Brasileiro do Futebol, inaugurado no início de 2013, ocupa agora mais de mil metros quadrados dentro do estádio, com estruturas que dialogam com a literatura, dança, cinema e as artes visuais.

De acordo com Thiago Carlos Costa, coordenador do museu, a expectativa é de um aumento de 50% no número de visitantes. Em seu primeiro ano de funcionamento, o museu recebeu mais de 40 mil visitantes, entre turistas e moradores da cidade.

Para Tiago Lacerda, secretário de estado de Turismo e Esportes, a ampliação do espaço representa uma nova opção de lazer na capital: “Belo Horizonte ganhou mais um atrativo turístico. Temos que comemorar o novo espaço de memórias do futebol mineiro proporcionado pela parceria público-privada entre o governo e a concessionária Minas Arena”. O museu foi reaberto dia 22 de janeiro para apresentação à imprensa e convidados de sua nova estrutura, e já pode ser visitado pelo grande público.

A sala Campos Gerais é uma das grandes novidades do museu. Com o acervo antigo do Mineirão, o visitante tem a chance de relembrar vários momentos marcantes no estádio. A antiga calçada da fama, com pés e mãos de craques registrados em placas de bronze, colore a parede do espaço, que conta ainda com placas em homenagem a gols históricos.

No mesmo espaço, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre os times de futebol do interior de Minas Gerais. Um totem multimídia chama atenção do visitante ao apresentar histórias de equipes de futebol de cidades mineiras organizadas em ordem alfabética. Já o espaço Futebol e Outras Artes trabalha o esporte como fenômeno cultural. Com videoinstalações, imagens, textos e sons, a sala mescla esporte com as artes em geral, como a literatura, a dança, a caricatura e a escultura.

“Futebol é um tema muito extenso, então foi mesmo um desafio pegar um recorte do esporte e trazer pra dentro do museu de uma forma mais humanizada. Optamos por voltar com calçada da fama porque as pessoas sentiam muita falta, então resolvemos trazer, mas de uma forma diferente”, explica o arquiteto Luis Gustavo, da Minas Arena.

Serviço:

Onde: Museu Brasileiro do Futebol
Endereço: av. Antônio Abrahão Caram 1001, Pampulha, Belo Horizonte
Funcionamento: somente visitas agendadas
Ingresso: R$ 8
Informações e agendamento: (31) 3499-4333

Últimas notícias

Comentários