Gorila Lou Lou do zoo de BH está grávida

A Fundação Zoo-Botânica comemora a primeira gestação dessa espécie na América do Sul

por Ascom FZB-BH 12/02/2014 10:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pbh.gov.br/Reprodução
A gorila Lou Lou apresenta os mesmos sinais de uma mulher grávida. A gestação também dura nove meses (foto: Pbh.gov.br/Reprodução)
Para todos que vibraram com a chegada de um casal de gorilas ao jardim zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), a notícia não poderia ser melhor: está confirmada a gravidez de Lou Lou, que juntamente com Leon, foi trazida para a formação de um grupo reprodutivo da espécie no zoológico da capital mineira. A gravidez mostra o sucesso da adaptação dos gorilas ao novo lar. Os animais, que chegaram ao zoo no dia 12 de outubro de 2013, também têm demonstrado uma convivência bastante pacífica com a gorila Imbi, que vive no recinto desde 2011.

Segundo Carlyle Mendes Coelho, médico veterinário e diretor do zoológico, os tratadores e biólogos da seção de mamíferos da FZB-BH vinham observando que a fêmea Lou Lou apresentava comportamento um pouco diferente do que o normal. Estava mais quieta e sonolenta. Alimentava-se bem, mas rejeitava alguns itens que normalmente apreciava bastante, como alguns tipos de suco e verduras. Além disso, foram percebidas alterações na regularidade do seu ciclo estral (cio).

A partir dessas mudanças, foi realizado um teste de gravidez humana como uma ação preliminar. E o resultado foi positivo. A equipe vai continuar com as observações comportamentais de Lou Lou, Leon e Imbi e o teste de gravidez será repetido mais vezes para monitoramento.

De acordo com Carlyle, a reprodução dos gorilas é uma ótima novidade, pois se trata da primeira gestação da espécie em um zoológico sul-americano. É também um fato esperado, pois os animais são saudáveis, estão em idade fértil, e vêm demonstrando comportamentos naturais da espécie, inclusive o de acasalamento. “A rapidez desse resultado, levando em conta que Leon e Lou Lou foram para o recinto há poucos meses, é mais uma comprovação do bom trabalho de toda a equipe do zoo na manutenção adequada dos animais”, comenta. Em 2013, de acordo com o site Gorilla Land, foram registrados 28 nascimentos de gorilas em cativeiro no mundo.

Comportamento

Do ponto de vista comportamental, Leon, Lou Lou e Imbi estão interagindo perfeitamente e apresentam comportamento compatível com animais de sua espécie. É comum ao público visitante acompanhar alguns dos momentos de convivência dos gorilas em seu recinto. Entre as atividades preferidas está a exploração do local, com direito a descanso no bambuzal, escalada em pedras e troncos e também alimentação ao ar livre.

Em parte, esse tipo de comportamento se deve aos cuidados dispensados por toda a equipe de profissionais da FZB-BH. O Programa de Bem Estar Animal utiliza, entre outras, técnicas que oferecem aos animais desafios e novidades, possibilitando maior interação com o seu ambiente e a exibição de maior diversidade comportamental.
Por meio da utilização de estímulos sensoriais (gustativos, olfativos, táteis e auditivos), sociais, cognitivos (de aprendizagem) e estruturais (alterações no mobiliário dos recintos), o programa Enriquecimento Ambiental faz com que os animais expressem comportamentos mais próximos dos naturais, fugindo aos estereótipos, a partir da exploração do ambiente onde vivem, da busca e da obtenção de seus alimentos e da marcação territorial, entre outros.

Últimas notícias

Comentários