Jogo entre Santa Fé e Atlético é duelo entre os dois "melhores" times das Américas

Partida válida pela Copa Libertadores envolve os dois times sulamericanos em melhor posição no ranking mundial de clubes da IFFHS

por Marcelo Fraga 01/04/2014 18:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução
No ranking mundial de clubes do site do IFFHS, o Galo aparece em 6º lugar, e o Cruzeiro, apenas em 108º (foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (3), Santa Fé, de Bogotá (Colômbia), e Atlético Mineiro se enfrentam às 23h (horário de Brasília), no estádio colombiano El Campín. O jogo, válido pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, já começa com um fato curioso: ele coloca frente a frente dois dos dez melhores clubes do mundo, segundo o ranking da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), com sede na Suíça.

Na lista, atualizada em março, o Galo, atual campeão da principal competição sulamericana, figura como 6º melhor clube do mundo, e o Santa Fé aparece na 8ª posição. À frente dos dois, estão times como Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona, respectivamente, os três primeiros colocados. Rival do Atlético, e bi-campeão da Libertadores, o Cruzeiro é apenas o número 108 da lista – atrás do brasileiros Grêmio (33º) e Atlético Paranaense (61º).

A cada atualização, o ranking da instituição suíça é motivo de discussões e debates por parte de torcedores e profissionais da imprensa esportiva. Para o comentarista da rádio Itatiaia, Cadu Doné, é preciso respeitar o trabalho deles, mas seus critérios são complicados de entender: "A IFFHS tem certo prestígio. Porém, se o ranking é alvo de tantas polêmicas, os métodos utilizados precisam ser mais bem esclarecidos e até reavaliados".

Deixando a parte teórica em segundo plano, o jogo entre Atlético e Santa Fé pode, em caso de vitória do Galo ou empate, definir a classificação do clube mineiro e eliminar as chances do time colombiano de disputar a 2ª fase da competição. "Os mineiros não apresentam um bom futebol este ano, mas está em uma situação favorável na tabela", analisa Cadu Doné. "Creio que será um jogo difícil, porque o Santa Fé tem um time razoável e conta com a vantagem de jogar em casa. Uma vitória do Galo é totalmente possível", completa.

O Atlético, atualmente, é o líder do grupo 4, com oito pontos, e precisa de mais um empate para se garantir nas oitavas de final. Já o Santa Fé, é o lanterna com apenas quatro pontos somados, e precisa da vitória para continuar vivo na competição. Clique aqui para entrar no site do IFFHS e conferir os rankings de clubes.

Confira os 10 melhores times da América do Sul segundo a instituição suíça:

Encontro Digital
(foto: Encontro Digital)

Últimas notícias

Comentários