Como transformar seu smartphone em um roteador

Aprenda como compartilhar a internet do seu aparelho com outros dispositivos

por Marcelo Fraga 17/06/2014 13:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
FreeDigitalPhotos.net
(foto: FreeDigitalPhotos.net)
Se você tem um smartphone ou tablet, e possui um plano de dados para acesso à internet, saiba que é possível dividir a sua conexão com um computador ou até mesmo outros dispositivos, sem precisar instalar nenhum aplicativo. Dessa forma, você pode navegar na internet mesmo em lugares onde não existe rede wi-fi.

Os sistemas iOS e Android possuem opções nativas que possibilitam realizar essa tarefa de forma simples. No sistema operacional da Apple, que equipa iPhones e iPads, basta acessar a opção “Ajustes” no menu principal, e em seguida, clicar no item “Acesso Pessoal”. Na tela seguinte, basta ativar o compartilhamento e definir uma senha, que serve para proteger sua conexão contra possíveis acessos não-autorizados.

No Android, do Google – sistema operacional da maioria dos aparelhos Motorola, Samsung e LG – os passos para compartilhar sua conexão de internet também são simples e semelhantes ao iOS. Primeiramente é necessário acessar o menu do smartphone e selecionar "Configurações". Feito isso, basta procurar a opção de ferramenta de rede e, em seguida, compartilhamento de conexão ("Ponto de Acesso” ou "Roteador Wi-Fi"). O nome da configuração pode variar dependendo da marca e do modelo do dispositivo Android. Ao ativar o recurso, também é preciso criar uma senha de proteção da rede.

É importante ressaltar que, ao utilizar seu aparelho como roteador, o consumo de dados pode aumentar significativamente. Portanto, procure saber junto à sua operadora quais são os limites do seu plano, assim, você evita que sua velocidade de navegação seja reduzida e também surpresas desagradáveis na conta de celular.

Veja como funciona:

Heitor Antonio/Encontro Digital
(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)

Últimas notícias

Comentários