Disputa em Minas tem três ex-prefeitos entre os candidatos

Entre os oito concorrentes ao cargo de governador de Minas Gerais, dois foram prefeitos de Belo Horizonte e um de Juiz de Fora

31/07/2014 09:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Leandro Couri/EM/D.A Press e Cristina Horta/EM/D.A Press
Fernando Pimentel, Pimenta da Veiga e Tarcísio Delgado, na ordem, foram prefeitos de Belo Horizonte e Juiz de Fora (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press e Leandro Couri/EM/D.A Press e Cristina Horta/EM/D.A Press)
Com 15,25 milhões de eleitores, conforme dados de junho deste ano do Tribunal Superior Eleitoral, Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo. Nas eleições deste ano, oito candidatos disputam o cargo de governador do estado.

Dois ex-prefeitos da capital, Belo Horizonte, estão no páreo: Pimenta da Veiga, que concorre pelo PSDB, e Fernando Pimentel, pelo PT, além de Tarcísio Delgado, candidato do PSB, que foi prefeito de Juiz de Fora, um dos maiores municípios mineiros.

O economista e cientista político Fernando Pimentel, de 63 anos, foi prefeito de Belo Horizonte entre 2003 e 2008, e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de janeiro de 2011 a fevereiro deste ano. A candidatura de Pimentel tem apoio da coligação Minas para Você, que reúne cinco partidos políticos.

O advogado Pimenta da Veiga, de 67 anos, foi deputado federal por quatro mandatos (entre eles o de constituinte em 1986), prefeito de Belo Horizonte de 1989 a 1990, e ministro das Comunicações de 1999 a 2002. Um dos fundadores do PSDB, do qual já foi presidente, Pimenta da Veiga tem apoio da coligação Todos por Minas, que reúne 15 partidos.

O candidato da coligação Minas Quer Mudança, formada por três partidos, Tarcísio Delgado é um advogado de 78 anos. Em sua vida política, já assumiu mandatos de vereador em Juiz de Fora, foi deputado estadual e elegeu-se três vezes para a Câmara Federal. Pai do deputado federal Júlio Delgado, Tarcísio Delgado elegeu-se três vezes prefeito de Juiz de Fora.

Também disputam o cargo de governador de Minas Gerais o comunicólogo Fidélis Oliveira Alcântara, do PSOL, de 40 anos, o advogado André Alves, do PHS, de 41 anos, Eduardo Ferreira, do PSDC, de 40 anos, a servidora pública Cleide Donária, do PCO, de 43 anos, e o professor universitário Tulio Lopes, do PCB, de 32 anos.

(com Agência Minas)

Últimas notícias

Comentários