Nasceu filhote da gorila Lou Lou no zoo de BH

Ainda não se sabe o sexo ou peso certo, já que é preciso esperar que a mãe 'desgrude' do filhote, para que os técnicos possam avaliar o novo morador do zoológico

05/08/2014 10:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ascom PBH/Divulgação
A gorila Lou Lou, de 9 anos, chegou ao zoo de BH em 2013 e já teve o primeiro filhote nascido em cativeiro na América do Sul (foto: Ascom PBH/Divulgação)
Nos últimos meses, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) organizou um planejamento especial para monitorar a gravidez das gorilas Lou Lou e Imbi e garantir a saúde e o bem-estar dos animais. O nascimento do filhote de Lou Lou, na madrugada do dia 5 de agosto, celebra o primeiro parto da espécie a ser registrado em zoológicos da América do Sul. Já a chegada do filhote de Imbi é aguardado para as próximas semanas. Não é possível assegurar a data exata do próximo nascimento, pois os cálculos são feitos a partir do último cio e do provável dia da fecundação.

Segundo a assessoria da FZB-BH, os veterinários estimam que o filhote de Lou Lou tenha aproximadamente 2 quilos e está saudável. O parto foi feito da forma mais natural possível, como ocorreria se o animal estivesse em seu habitat, na África. Curiosamente, a gorila Lou Lou, que chegou ao zoológico de Belo Horizonte no ano passado, completa 10 anos no dia 6 de agosto.

Sobre a gravidez de Imbi, o parto pode acontecer entre 5 de setembro e, no máximo, 23 de outubro. Lembrando que a gestação de gorilas dura de 237 a 285 dias, uma média de 255 dias ou cerca de oito meses e meio.

Entre as atividades realizadas para garantir a tranquilidade da gravidez das duas moradoras ilustres do zoo estão uma atenção maior com a alimentação, a colocação de mais feno no recinto para que as fêmeas tenham mais conforto (antes e durante o parto), o aumento do monitoramento eletrônico (que passou de cinco para oito câmeras) por meio de um sistema que gera imagens em tempo real, durante 24 horas, e são transmitidas para a sala dos técnicos do jardim zoológico.

Além disso, houve o treinamento de vigias, de agentes de visitação, de técnicos e de estagiários da FZB-BH para esclarecimento das principais dúvidas e orientação sobre os procedimentos de atendimento ao público; o isolamento da lateral do recinto dos gorilas (para manter a tranquilidade no local); a alteração da escala de funcionários para garantir a presença dos tratadores e técnicos acostumados com os animais e vice-versa, além da elaboração e organização de material e atividades educativas sobre os gorilas.

Curiosidades

Com que idade os gorilas atingem a maturidade sexual?
As fêmeas, geralmente, a partir dos oito anos de idade e os machos a partir dos 11 anos. Mas em cativeiro isso pode ser antecipado.

Quantos filhotes nascem por vez?
A cada gestação, nasce geralmente um filhote por vez, os casos de gêmeos são raros.

Como a fêmea se comporta durante os momentos que antecedem o parto?
Nos momentos que antecedem o parto, a fêmea de gorila apresenta alguns sinais indicativos: alterna instantes de inquietação e de quietude; faz e desfaz o ninho, assume posturas diferentes; deita de barriga para baixo com as pernas para cima; produz leite; urina/defeca com mais frequência; libera muco através da vagina; mostra tensão muscular indicativa de contrações; toca a vulva e depois leva o dedo à boca, apresenta respiração ofegante, acelerada ou desigual.

Como se dá o parto normal em gorilas?
Após a ruptura da bolsa amniótica (que pode ser vista ou não) o parto pode demorar ainda levar 2 horas para acontecer. Quando a bolsa começa a aparecer, a fêmea pode puxá-la e arrebentá-la com os dedos. Em seguida, quando a cabeça do filhote aparece, a mãe costuma puxá-la ou simplesmente aguardar e aparar o bebê. A placenta é eliminada presa ao cordão umbilical, que pode ser cortado ou não pela mãe (que inclusive pode comer parte dela ou toda, enquanto lambe o filhote). Normalmente os partos duram entre 20 minutos a oito horas, mas há relatos de um parto complicado que durou três dias.


Informações sobre os gorilas do jardim zoológico de BH

IMBI
  • Nascimento: 2000
  • Quando chegou ao zoo: 2011
  • De onde veio: Reino Unido
  • Peso: 75,3 Kg
  • Tamanho: 83 cm (em 05 de setembro de 2011)

LEON
  • Nascimento: 1998
  • Quando chegou ao zoo: 2013
  • De onde veio: Espanha
  • Peso: 180 Kg
  • Tamanho: 141 cm (em 31 de outubro de 2013)

LOU LOU
  • Nascimento: 2004
  • Quando chegou ao zoo: 2013
  • De onde veio: Reino Unido
  • Peso: 68,4 Kg
  • Tamanho: 95 cm (em 31 de outubro de 2013)

(com assessoria da Fundação Zoobotânica de BH)

Últimas notícias

Comentários