As unhas podem revelar sintomas de cinco doenças

Mudanças em suas características podem estar relacionadas a alguma doença oculta. Saiba o que os médicos dizem sobre esse tipo de diagnóstico

por Fernanda Nazaré 19/08/2014 10:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Fique de olho na aparência de suas unhas, especialmente se surgir algo estranho, que não suma em até 15 dias (foto: Pixabay)
Não pintar as unhas para ir a uma consulta médica é mais do que uma recomendação, é um requisito para a avaliação de sua saúde. Por meio da aparência das pontas dos dedos é possível diagnosticar alguma doença que ainda está oculta, como problemas no coração, anemia ou disfunção na tireóide.

De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica de Minas Gerais (SBCM-MG), Paulo Mascarenhas Mendes, qualquer alteração na unha que dure mais de uma semana é motivo para despertar a atenção da pessoa. "O tempo de recuperação de uma unha depende do organismo de cada um, mas se uma alteração não melhorar entre sete e 15 dias, vale a pena procurar seu médico de confiança. Ele já sabe o perfil do paciente e poderá identificar o problema e sua relação com outros sintomas", diz o especialista.

Ainda de acordo com Mendes, a unha pode indicar doenças graves como o melanoma ungueal, um tipo severo de câncer de pele. O que aparenta ser uma mancha escura, resultado de algum hematoma, caso não desapareça em até 15 dias, a pessoa deve procurar atendimento médico urgentemente. "No hematoma, a unha fica com a mancha mais arroxeada, depois amarela e, então, some. No caso de melanoma, a região fica bem escura e a pode até extrapolar o limite da unha. É um câncer agressivo e deve ser diagnosticado rapidamente", alerta o presidente da SBCM-MG.

Outro fator que deve ser levado em conta é a aparência de baqueta – ou baqueteamento digital, quando há um uma hipertrofia da ponta do dedo –, o que pode indicar alguma doença crônica do coração ou do pulmão. Intoxicação por arsênio também é diagnosticada pelas unhas. "Esse problema se dá aos poucos e o primeiro lugar do corpo que apresenta alguma mudança é a unha, que fica enrugada, parecendo um tapete dobrado", explica o médico.

Cinco alterações nas unhas dos dedos que podem ser um alerta:

Heitor Antonio/Encontro Digital
(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)

Últimas notícias

Comentários