Religião está se tornando atrativo para turistas

De acordo com o Ministério do Turismo, cerca de 15 milhões de brasileiros viajam pelo país em busca de templos, igrejas, santuários e outros locais religiosos

05/09/2014 13:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Facebook/Templo de Salomão/Reprodução
O Templo de Salomão, erguido na cidade de São Paulo, foi baseado na construção bíblica homônima, que teria existido em Jerusalém no ano de 586 a.C. (foto: Facebook/Templo de Salomão/Reprodução)
Com uma capacidade de reunir até 150 mil fiéis em um único evento, como ocorreu durante a visita do papa ao santurário de Aparecida, templos de grande porte impulsionam o turismo religioso no Brasil. O número de visitantes deve crescer ainda mais em 2015 puxado por novas construções, como o recém-inaugurado templo evangélico de Salomão, na cidade de São Paulo, o santuário católico Mãe de Deus, também na capital paulista e o Memorial Chico Xavier, em Uberaba (MG), ambos ainda em construção.

As viagens religiosas são experiências do turismo cultural, que representa 12% do total de viajantes pelo país, e também inclui o turismo cívico, o enoturismo, entre outros. Estima-se que 15 milhões de brasileiros se movimentem pelo país, todo ano, movidos pela fé, de acordo com dados do Ministério do Turismo.

Divulgação
O santuário Theótokos, em homenagem à Virgem Maria, foi ideia do padre Marcelo Rossi e está sendo construída em Interlagos, São Paulo (foto: Divulgação)


O santuário Theótokos  (Mãe de Deus em grego), em São Paulo, ainda em construção, já abriga missas para até 60 mil pessoas. Assim que estiver concluído, vai comportar cerca de 35 mil pessoas na área interna e 100 mil no total, o que inclui também o ambiente externo. O projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake.

Jornaldotriangulo.com.br/Reprodução
Em Uberaba está sendo construído o Memorial Chico Xavier, que será uma espécie de museu do líder religioso e um centro da doutrina espírita (foto: Jornaldotriangulo.com.br/Reprodução)


Em Uberada, no Triângulo Mineiro, está em a construção a segunda etapa do Memorial Chico Xavier, atração que promete transformar a cidade em um polo de turismo religioso. A obra conta com repasse de R$ 2,9 milhões do MTur. O memorial funcionará como um museu e contará também com espaço para o estudo e a prática da doutrina espírita.

Os novos templos somam-se a pontos de peregrinação consagrados no país, como a basílica de Nossa Senhora da Aparecida, no interior de São Paulo, que tem capacidade de celebrar missas para até 35 mil pessoas na área interna e até 300 mil na área externa. O levantamento mais recente da administração do templo católico aponta que o número de visitantes cresceu 9% entre 2011 e 2013.

Há ainda no país os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que recebem, juntos, quase 150 mil visitantes por ano. Já em Foz do Iguaçu (PR) a Mesquita Al-Khatab é o terceiro ponto turístico mais procurado da cidade, atrás apenas das cataratas e da usina de Itaipu. A administração do templo muçulmano calcula receber cerca de 60 mil turistas das mais diversas religiões por ano.

(com asessoria do Ministério do Turismo)

Últimas notícias

Comentários