Campanha alerta para os riscos do aneurisma da aorta

Dia mundial do coração serve de alerta para uma das maiores causas de morte subida em homens

por Da redação com assessorias 24/09/2014 16:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fábio Cortez/DN/D.A Press
Campanha adverte sobre o perigo do aneurisma da aorta abdominal, a terceira maior causa de morte em homens acima de 60 anos (foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press)

O aneurisma da aorta abdominal (AAA), considerado o assassino silencioso, é geralmente assintomático e apenas identificado quando o médico realiza exames de imagem como o ultrassom ou tomografia. Essa doença é uma dilatação da parede da principal artéria do corpo, a aorta. Se não for detectada e tratada precocemente ela pode romper e levar ao óbito. Atualmente, é a terceira principal causa de morte súbita em homens com mais de 60 anos no mundo. Outros fatores de risco são históricos de tabagismo, hipertensão ou histórico familiar da doença. "Mais de dois milhões de pessoas vivem com o AAA sem saber, e apenas 18% dessas pessoas sobreviverão à ruptura do aneurisma”, afirma o médico Rodrigo de Castro Bernardes, cirurgião cardiovascular, chefe do serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Madre Teresa de Belo Horizonte e diretor do centro de tratamento do aneurisma de aorta de Minas Gerais.

Geralmente a patologia aparece silenciosamente, sem sintomas perceptíveis. Quando detectado, 95% dos casos podem ser tratados com sucesso. Para o Bernardes, é muito importante trabalhar na difusão da doença para uma detecção mais precoce, assim como também as alternativas de tratamentos disponíveis hoje à população. "Estudos mostram que mais de 70% dos homens com fatores de risco para AAA nunca ouviram falar da doença.” Aproveitando o Dia Mundial do Coração (29 de setembro), o Hospital Madre Teresa mostrará ao público, nesta sexta-feira, dia 26, às 9h, as tecnologias para o tratamento de aneurismas da aorta abdominal, que são desenvolvidas há mais de 15 anos. Além disso, os participantes poderão presenciar uma simulação cirúrgica em relação à patologia.

SERVIÇO:
Evento informativo e café da manhã
Data: 26 de setembro de 2014
Horário: 9h às 11h
Local: Hospital Madre Teresa – Auditório do Centro de Desenvolvimento Ensino e Pesquisa - CDEP. Av. Raja Gabáglia, 1002 – Gutierrez  - Belo Horizonte – MG

Últimas notícias

Comentários