Crianças devem comer 20 gramas de fibras todo dia

Segundo especialistas, esse importante nutriente ajuda a regularizar o intestino e a controlar o colesterol

por Da redação com assessorias 05/11/2014 15:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Muitas frutas, verduras e legumes são ricos em fibras, o que ajuda na regulação do intestino, redução do colesterol e sensação de saciedade (foto: Pixabay)
Lentilha, aveia, cenoura e grão-de-bico. Provavelmente, seu filho torce o nariz para esses alimentos. Com a dieta cada vez mais empobrecida, baseada em fast food, alimentos congelados e industrializados, um importante componente não é absorvido pelo organismo da maioria das crianças e dos adolescentes: as fibras, solúveis e insolúveis.

Um dos benefícios mais comentados da fibra na alimentação é a normalização do trânsito intestinal. Porém, outras vantagens também deve ser levadas em consideração, inclusive na infância, como melhoria do apetite, da disposição, regulação do colesterol e controle do peso de acordo com cada idade.  A quantidade recomendada de fibras para uma criança de 10 anos, por exemplo, é de cerca de 20 gramas por dia.
 
A necessidade diária de ingestão de fibras pode ser suprida com o consumo de alimentos como maçã, figo seco, feijão, lentilha, soja,  cenoura, grão-de-bico, sementes de abóbora, linhaça, entre outros. "É comum que crianças tenham dificuldade para comer a quantidade certa de alimentos com fibras. Mas isso pode mudar caso os pais mudem a alimentação dentro de casa", explica o fisiopatologista Ayrton de Magistris, da MIP Brasil Farma.

Os adultos também podem aproveitar os benefícios desse nutriente, já que as fibras alimentares promovem a sensação de saciedade. "A fibra solúvel forma um gel no estômago, que retarda o esvaziamento gástrico, deixando a pessoa saciada", explica Katia Cristina Andrade, professora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul.

A professora indica uma lista de frutas ricas em fibras: banana, melão, kiwi, melancia, mexerica, laranja, pera, manga, frutas secas (ameixa, damasco e uva passa) e oleaginosas (castanhas e amêndoas).

Últimas notícias

Comentários