Ainda dá tempo de ficar em forma para o verão

Especialista dá dicas para quem quer ter o corpo preparado para a época mais quente do ano, e, consequentemente, aproveitar a praia e a piscina

por Da redação com assessorias 06/11/2014 13:01

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Segundo educadora física, exercícios diários devem ser somados a uma alimentação correta e ao consumo de muita água (foto: Pixabay)
Há menos de dois meses do verão, todo mundo começa a pensar em ter o corpo em forma, para desfilar na praia ou no clube. Para quem cuidou do corpo durante todo o ano, esta é a hora de exibir os resultados. Mas, para outros nem tão regrados, é preciso correr atrás do prejuízo.

A boa notícia é que, segundo a educadora física Vanessa Campi, com muita determinação, controle da alimentação, prática de atividade física e hidratação, ainda da tempo de perder os "quilinhos" a mais e ficar em dia para aproveitar a estação mais quente do ano. "Basta ter força de vontade e começar", afirma a especialista.

O primeiro passo é iniciar a prática de atividade física por, pelo menos, uma hora por dia, durante os cinco dias da semana. "Opte por exercícios aeróbicos, como caminhada, passeio de bicicleta, natação, dança, entre outras, que aumentam a frequência cardiorrespiratória, promovendo a queima calórica", explica Andreia Campi. Para começar, é necessário realizar, antes de tudo, uma avaliação médica, que poderá identificar qualquer restrição.

Aliado à atividade física, é necessário cuidar da alimentação, optando por alimentos mais saudáveis e menos calóricos. Antes da realização de qualquer exercício, é preciso alimentar-se adequadamente e nunca fazer exercícios com estômago vazio. "Quando ficamos muito tempo sem comer e realizamos qualquer atividade, o organismo vai buscar nos músculos a energia necessária, queimando, assim, a massa muscular, ao invés da gordura. Por isso, devemos nos alimentar uma hora antes de qualquer atividade física", conta a educadora física.

Além dos cuidados com a alimentação, a especialista alerta para a importância da hidratação adequada. "Ao malhar, perdemos muito líquidos e minerais, que precisam ser repostos automaticamente. A falta de hidratação causa diminuição considerável do rendimento durante o exercício", alerta Vanessa Campi.

Para praticar exercícios, opte por roupas confortáveis, além de tênis com solado antiderrapante, confortável e firme nos pés. "Procure a orientação de um profissional de educação física para conferir os movimentos, a carga ideal para cada pessoa e, ainda, corrigir a postura, a fim de eliminar possíveis lesões", pontua a educadora.

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