Sabia que música pode ajudar na hora de estudar?

Seja para aproveitar os estudos, ou para levantar o ânimo, uma trilha sonora certa deixa seu dia mais produtivo

por Da redação com assessorias 07/11/2014 09:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ed Alves/CB/D.A Press
Ouvir músicas populares e de fácil memorização podem ajudar nos estudos matinais, segundo pesquisa do Spotify (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)


No final de ano, milhões de estudantes de todo o país prestam as "temidas" provas de vestibular.

Muita gente se preocupa com as matérias que precisam ser revisadas ou estudadas a fundo, mas poucos pensam que a música pode até ajudar. O serviço de streaming musical Spotify, fez uma pesquisa em parceria com a terapeuta e psicóloga Emma Kenny para identificar quais das 100 músicas mais ouvidas em todo o mundo podem ajudar os jovens a se concentrar nos estudos durante o dia, levando em conta ritmo, letras e impacto emocional das canções.

"Existem muitas pesquisas que mostram que a música oferece uma infinidade de benefícios para os estudantes, com canções realmente capazes de melhorar tanto o estado mental quanto o físico. A trilha sonora certa, na hora certa, pode fazer a diferença e garantir o bem estar físico e mental", explica a psicóloga.

De acordo com a pesquisa, a música pode ser uma grande aliada já nas primeiras horas da manhã. Ouvir músicas felizes e com até 80 batidas por minuto, como hit Happy, de Pharrell Williams, ou Sing, de Eddie Sheeran, é uma boa forma de iniciar o dia com um humor e estado mental mais suscetível à aprendizagem.

Para uma boa sessão matinal de estudos, a melhor pedida é apostar em músicas populares e fáceis de lembrar como Lividup, do Disclosure, e Money On My Mind, de Sam Smith, que ajudam a manter o astral positivo e, ao mesmo tempo, aumentam o desempenho.

À tarde, o ideal é ouvir músicas mais agitadas, com melodias mais rápidas que vão trazer a energia positiva necessária para garantir o aproveitamento. Faixas como Lightining Bolt, de Jake Bugg, e What I Might Do, de Jake Pierce, são ótimas dicas.

Após um dia de estudos intensos, é preciso reservar um tempo para relaxar. À noite, o melhor é optar por uma trilha sonora mais calma. Músicas com 50 e 80 batidas por minuto, como All of Me, de John Legend, permitem que o cérebro aprenda e memorize fatos novos, além de serem eficazes para reduzir a ansiedade e o estresse.

A pesquisa do Spotify também mostrou que a música clássica, a uma taxa entre 60 e 70 batimentos por minuto, melhoraram o humor. Estudantes que se sentem desestimulados podem ouvir peças como I Giorni, de Ludovico Einaudi, e Closing Act, de Andrew Bayer, para se reenergizar.

Últimas notícias

Comentários