Fim do mistério: o segundo gorilinha do zoo de BH é macho

Os funcionários da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte conseguiram identificar o sexo do filhote da gorila Imbi

por Da redação com assessorias 07/11/2014 09:57

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Suziane Fonseca/FZB/Divulgação
As gorilas fêmeas não desgrudam dos filhotes nos primeiros meses de vida, por isso é difícil saber o sexo (foto: Suziane Fonseca/FZB/Divulgação)
Nesta semana os técnicos do jardim zoológico de Belo Horizonte puderam identificar que o filhote dos gorilas Leon e Imbi, nascido no dia 10 de setembro, é macho. O gorilinha é o segundo filhote da espécie da planície ocidental (Gorilla gorilla gorilla) nascido em zoológicos da América do Sul.

Com o sucesso da reprodução em cativeiro, o interesse dos visitantes pela espécie aumenta a cada dia. Somente durante o mês de outubro mais de 50 mil pessoas estiveram na instituição, muitas delas especialmente para conhecer os novos membros da família.

Assim como várias outras espécies, os gorilas figuram na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (IUCN,2008) entre as consideradas “em perigo” ou “em perigo crítico. Nesse contexto, a educação ambiental torna-se essencial para sensibilizar as pessoas e difundir conhecimentos sobre as características dos gorilas e sua importância ecológica. A partir dos exemplo desses animais, espera-se comprometer cada dia mais pessoas com a proteção da fauna e flora silvestres.

Os animais estão interagindo normalmente e podem ser vistos no recinto externo em vários momentos do dia. Em outras ocasiões, preferem ficar na área de manobra (local de acesso restrito aos técnicos) e curtir um bom descanso. Vale ressaltar que o entorno do recinto continua com telas de proteção para manter o ambiente o mais calmo possível. Os visitantes podem contribuir seguindo as orientações dadas pela equipe de funcionários da fundação. Tudo com o objetivo de garantir que o grupo de gorilas possa usufruir de momentos de tranquilidade e conforto.

Conforme sugerido pelo prefeito Marcio Lacerda, a Fundação Zoo-Botânica irá promover outra votação pública para decidir que nome terá o filhote de Imbi. A nova eleição deverá ter início até o final deste mês. Vale lembrar que na primeira eleição (para a escolha do nome do filhote da gorila Lou Lou) houve a participação de 22.440 pessoas. Sawidi, que significa "é amado, é querido, é desejado", foi escolhido por 9.935 dos internautas (44,3%).

Últimas notícias

Comentários