Bebês precisam escovar os dentes?

Muita gente não sabe, mas antes mesmo dos dentes de leite nascerem, é preciso realizar a limpeza da boca das crianças recém-nascidas

por Da redação com assessorias 14/11/2014 16:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Dentalgentlecare.com/Reprodução
Mesmo na idade em que só têm dentes de leite, as crianças precisam de uma higiene bucal constante, para evitar a chamada cárie de mamadeira (foto: Dentalgentlecare.com/Reprodução)
Os cuidados bucais devem começar desde cedo. Enganam-se os pais que acham que os dentes de leite, conhecidos como decíduos, não precisam de cuidados por não serem permanentes. Na verdade, são eles que guiam o nascimento dos dentes permanentes, abrindo espaço para a dentição definitiva. Além do mais, eles são essenciais para uma boa mastigação e para a fala.

saiba mais

"Os primeiros decíduos começam a nascer por volta do sexto mês de vida, mas os cuidados com a higiene devem começar antes. Após a amamentação noturna é recomendada uma limpeza com gaze ou uma fralda limpa na gengiva. Quando começam a nascer os dentinhos, a gaze pode ser substituída por uma dedeira (escova que os pais podem usar encaixada no dedo). Ela  facilita a higienização por ser menor que a escova", diz o odontologista Paulo Coelho Andrade.

É preciso ter cuidado com cremes dentais à base de flúor, para que a criança não engula e por que ja substância pode causar danos aos dentes permanentes em formação. Somente um dentista pode indicar com segurança o creme dental recomendado. As pastas fluoretadas devem ser introduzidas somente após os 4 anos de idade e sob orientação de um adulto.

Poucas pessoas sabem, mas a cárie de mamadeira – é agressiva, de rápida evolução e que provoca muita dor – é um problema muito sério e atinge cerca de 60% das crianças até 3 anos. "Essa condição se desenvolve pelo hábito de deixar a criança dormir assim que termina de mamar. O ideal é que a higiene seja feita mesmo que a criança pegue no sono. Com cuidado, para que ela não acorde, mas jamais deixar de ser feita", explica o especialista.

A saliva também possui ação protetora dos dentes e ajuda a manter a boca limpa. Entretanto, durante o sono, a quantidade produzida diminui, favorecendo a rápida instalação de cáries.

Os pais devem ficar atentos e observar o aparecimento de manchas brancas opacas nos dentinhos dos filhos e, em caso positivo, levar imediatamente ao dentista. Essa manchinha é o início da cárie. O uso de açúcar em papinhas ou mamadeiras deve ser evitado ao máximo.

Como a cárie é uma doença infecciosa causada por bactéria, deve-se evitar: assoprar a comida da criança; compartilhar talheres; e beijar o filho na boca.

Últimas notícias

Comentários