Escola Barão do Rio Branco continua em reforma

Primeiro grupo escolar de Belo Horizonte passa por um processo de restauração que deve ser finalizado em 2015

por Marcelo Fraga 25/11/2014 16:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Carlos Alberto/Imprensa MG/Divulgação
Como o prédio da centenária escola é tombado, a restauração é feita com todo o cuidado (foto: Carlos Alberto/Imprensa MG/Divulgação)
Centenária e com uma arquitetura imponente, a escola estadual Barão do Rio Branco, localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, deve, em breve, chamar ainda mais a atenção de quem passa pela av. Getúlio Vargas. A escola – que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) – está passando por um processo de restauração.

Além do resgate das características históricas do Barão do Rio Branco, a reforma contempla, ainda, uma modernização de sua infraestrutura. O departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG) – órgão responsável pela restauração – informa, por meio de sua assessoria de comunicação, que serão implantados sistemas de prevenção contra incêndios e descargas atmosféricas e, ainda, serão reformadas as redes elétrica e hidráulica da escola. Adaptações para adequação do prédio às normas de acessibilidade também estão incluídas no projeto.

No hall de acesso ao Barão do Rio Branco e no auditório da escola foram encontradas pinturas originais da época da inauguração, há 100 anos, que precisam de um trabalho de restauração mais específico, de acordo com o Deop-MG. Ainda segundo o órgão, como o imóvel é tombado pelo Iepha-MG e também pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, toda a obra passa por acompanhamento das duas instituições.

Para a secretária de estado da Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, a reforma da escola Barão do Rio Branco é de grande importância para a capital e para a educação mineira. "É uma restauração emblemática. Estamos resgatando a história de uma escola muito tradicional e com excelentes resultados pedagógicos; um verdadeiro patrimônio que vai continuar proporcionando ensino de qualidade e, agora, com uma estrutura ainda melhor", afirma.

A previsão do Deop-MG é que a reforma da Escola Estadual Barão do Rio Branco seja concluída em julho de 2015. A obra está orçada em R$ 8,3 milhões.

Últimas notícias

Comentários