Insetos em alta definição

Empresa cria máquina digital para registrar detalhes impressionantes que não são vistos a olho nu

29/12/2014 15:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Macroscopic Solutions/Flickr Commons/Reprodução
Você já tinha visto o 'casco' da joaninha? Por meio da ampliação feita pelo Macropod, a carcaça do pequeno inseto se parece com a da tartaruga (foto: Macroscopic Solutions/Flickr Commons/Reprodução)
A Macroscopic Solutions é uma empresa americana fundada em 2013 por geólogos, biólogos e outros técnicos voluntários que criaram uma máquina fotográfica adaptada que é capaz de registrar imagens em três dimensões de objetos e animais em nível microscópico. Tudo isso se transforma em fotos de alta resolução, ricas em detalhes.

Com até 26 megapixels de resolução, o Macropod (como é chamado o equipamento que se adapta à câmera) é capaz de ultrapassar a chamada profundidade de campo (depth of field, em inglês) dos equipamentos fotográficos tradicionais. Esse mecanismo está ligado à capacidade das lentes e limita o zoom máximo que se consegue dar, bem como o campo focal para objetos muito próximos. Por isso é difícil fotografar um pequeno detalhe de um inseto, por exemplo, com uma lente macro.

Nas imagens divulgadas pela empresa, é possível ver como as estruturas de aracnídeos e insetos são complexas e belas, com cores e texturas que não somos capazes de reconhecer a olho nu. O melhor, é que o equipamento está acessível a qualquer pessoa interessada. Veja as fotos!

Macroscopicsolutions.com/Reprodução
Este é o Macropod, composto por vários equipamentos adaptados a uma câmera Canon EOS 6D DSLR (foto: Macroscopicsolutions.com/Reprodução)

Últimas notícias

Comentários