Brasil é campeão mundial em incidência de raios

Nesta época do ano, acidentes com mortes, como ocorreu no litoral de São Paulo, são mais comuns. Saiba como se proteger

30/12/2014 16:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Em caso de chuva com raios, proteja-se dentro do carro ou de um imóvel. Nunca fique debaixo de árvores ou qualquer objeto metálico ou alto, como o poste de rua (foto: Pixabay)
Após a morte de quatro banhistas atingidos por um raio, na cidade de Praia Grande, novos alertas de como se proteger desta tragédia começaram a ser repassados. Os bombeiros orientam os banhistas a deixarem a praia e se protegerem embaixo de árvores ou dentro de automóveis a qualquer sinal de chuva ou de tempo fechado.

A preocupação é legítima: a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil, país que é campeão mundial em incidência do fenômeno. São 130 mortes, mais de 200 feridos por ano e prejuízos anuais da ordem de R$ 1 bilhão no país.

Portanto, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta o barulho característico de um raio, o trovão. 80% das circunstâncias em que acontecem mortes por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger.

Principais cuidados:

Proteja-se
Não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado à rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar e ficar em grupos.

Procure abrigo
Não se deve ficar em qualquer lugar quando está chovendo. Você deve procurar lugares como carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis; grandes construções com estruturas metálicas; barcos ou navios metálicos fechados; e finalmente em desfiladeiros ou vales. Evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica. Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: topos de morros ou cordilheiras; topos de prédios; áreas abertas, campos de futebol ou golfe; estacionamentos abertos e quadras de tênis; proximidade de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas, trilhos e árvores isoladas; estruturas altas, tais como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

Saiba como agir
Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus pêlos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um raio esta prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para a frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não deite-se no chão.

(com Portal EBC)

Últimas notícias

Comentários