Qual o meio de transporte mais seguro?

Muita gente tem medo de andar de avião, mas a chance de sofrer um acidente e morrer é de uma chance em 8 milhões

por João Paulo Martins 06/01/2015 14:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
As chances de morrer em um acidente de carro é de um em 18.800, enquanto que as chances de sofrer um acidente aéreo fatal é de apenas um em 8 milhões (foto: Pixabay)
Notícias de acidentes de carro ou ônibus que deixam vários feridos e mortos são comuns nos meios de comunicação. Mais recentemente, sumiços e quedas de aviões também se tornaram frequentes, e acabam passando a impressão de que esse meio de transporte é inseguro. Só que isso não é verdade.

O avião é considerado o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para o elevador. A chance de morrer em um acidente aéreo é de apenas uma em 8 milhões, de acordo com uma pesquisa da Condé Nast nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia, ao andar de carro, a chance de perder a vida é de um em 18.800.

Mesmo assim, muita gente acha que o uso frequente do transporte pode aumentar as chances de se sofrer um acidente. "Se a chance de morrer em um avião é de um em 8 milhões, não importa se eu pego esse meio de transporte todo dia. A estatística funciona de forma independente do número de vezes que se usa o meio de transporte", explica Gilcione Costa, professor do curso de matemática da UFMG.

Uma boa analogia é o jogo da Mega-Sena. A chance de ganhar com seis números é de um para 50 milhões. "Você pode jogar a vida inteira, 50 milhões de vezes, que não significa que vai ganhar", diz o especialista.

Sabia que a chance de ser morto por um tubarão é de um em 3,7 milhões, e de morrer ao sofrer uma queda de apenas um em 171?

Encontro Digital
(foto: Encontro Digital)

Últimas notícias

Comentários