Bravo com mais estilo

Puxa daqui, puxa dali, a edição 2016 do Fiat Bravo dá a impressão de ter ficado maior, mas é só impressão. Carro ganhou em estilo e ficou mais completo em tecnologia

por Fábio Doyle* 04/02/2015 17:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
O Fiat bravo 2016 será vendido em quatro versões, podendo chegar a R$ 78.490 no modelo turbo TJet, motor 1.4 e 16V (foto: Divulgação)
Ao som do sempre incrível violão de Toquinho, a Fiat mostrou a nova e revigorada edição 2016 do seu hatch médio, o Bravo. Com novos traços do designer Peter Fassbender, o Bravo parece ter ficado maior, mais encorpado, com nova “size impression”. Mas é apenas impressão mesmo.

Novas tecnologias foram também incorporadas, com destaque para o sistema mundial do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação, o Uconnect, e a câmera de ré, conteúdos disponíveis para todas as versões. Outra novidade é a versão Série Especial BlackMotion.

O Bravo ganhou novos para-choques, novas molduras de lanternas e faróis, grade com barra cromada ao centro, barra cromada em V, spoiler... São dezenas de aperfeiçoamentos para a linha 2016 do modelo, que inclui também novas rodas de liga leve com desenhos exclusivos para cada versão. A da versão Sporting ficou particularmente interessante.

O novo conjunto traseiro apresenta para-choque redesenhado trazendo defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e spoiler traseiro. O logotipo com nova grafia agora está localizado na parte central da tampa traseira.

Divulgação
(foto: Divulgação)


O habitáculo do Bravo traz agora nova iluminação branca presente nos comandos internos, além de nova grafia no quadro de instrumentos.

O hatch médio da Fiat vem agora de série em todas as suas versões com apóia braço central rebatível com porta-copos no banco traseiro. E, dependendo da versão e acabamento, traz ainda novos bancos.

O sistema mundial Uconnect do grupo FCA para entretenimento, comunicação e navegação, que agora chega ao Bravo está presente em diversos modelos da Jeep, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, Fiat e RAM.

Com a nova central multimídia o modelo cresce em conectividade. Funções de mídia e telefone podem ser comandadas por voz, bastando um toque nos botões do volante em couro multifuncional. Ou, se preferir, basta usar o visor LCD touchscreen multicolorido de 5” para acessar todas as funções.

O Novo Bravo 2016 oferece, como opcional, o sistema de navegação GPS com software TOM e quem comprar ganhar a primeira atualização de mapa, informou Carlos Eugênio Dutra, diretor de produtos.

Cada vez mais comum nos automóveis, o Bravo passa a oferece também a câmera de ré, que trabalha em conjunto com o sensor de estacionamento traseiro.

Divulgação
(foto: Divulgação)


O pacote de novidades da linha 2016 do Fiat Bravo contém ainda a Série Especial BlackMotion, que se diferencia por trazer conteúdos exclusivos de série.

Com o interior todo em preto e bancos em couro, a Série Especial BlackMotion conta com o Uconnect Nav de série. Outros diferenciais são o ar condicionado automático digital Dualtemp e carpete. O Bravo BlackMotion vem equipado ainda de série com suspensões com acerto esportivo, calibradas para maior desempenho e pilotagem mais precisa.

A Fiat reformulou a gama do Bravo 2016. Agora ela passa a contar com as versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V Turbo e a Série Especial BlackMotion 1.8 16V.

Todas as versões com a motorização 1.8 16V Flex com potência de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio manual de cinco marchas, e podem ser equipadas opcionalmente com a transmissão automatizada Dualogic Plus. Já o esportivo Bravo T-Jet e top de linha com seu motor turbo de 1.4 16V de 152 cv a 5.500 rpm e seu impressionante torque máximo de 21,1 kgfm, que se mantém constante entre 2.250 rpm até os 4.500 rpm, podendo chegar até os 23,0 kgfm a 3.000 rpm acionando o exclusivo sistema Overbooster, conta com câmbio manual de seis marchas.

Lançado em 2010, o Fiat Bravo se destaca pelo “bom custo/beneficio, que em sua linha 2016 está ainda melhor” disse Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat.

Divulgação
(foto: Divulgação)
Bem completo em equipamentos, desde a versão de entrada, a Essence, o Novo Bravo traz de série a nova central multimídia Uconnect™ Touch. Sua lista de fábrica vai desde ar condicionado com saída traseira, rodas de liga leve de aro 16”, computador de bordo completo até bancos e volante reguláveis, além de minissaias e spoiler na tampa traseira. A versão Sporting ganhou novas rodas de liga leve 17” esportivas, além de seus itens específicos como faróis com acabamento esportivo, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada, teto solar elétrico Skydome, suspensão com acerto esportivo, entre outros itens. A versão top da gama, a T-Jet, traz em sua lista de conteúdos de série, itens exclusivos da versão, como Hill Holder, quadro de instrumentos com display Dot Matrix e sensor de estacionamento.

O Fiat Bravo 2016 tem dois anos de garantia e três anos de garantia de motor/câmbio e de assistência 24 horas do Confiat.

O Bravo, que chegou a vender quase 12 mil unidades em 2011, fechou 2013 com 9.060 emplacamentos em 2013 e 4.436 em 2014, ocupando entre o 5° e 7° lugar no ranking dos hatches médios da Fenabrave, a associação dos revendedores. A meta para o novo Bravo é de aproximadamente 6 a 7 mil carros por ano, informou Ramos.

Preços sugeridos da linha Bravo 2016 (versões):

  • Essence - motor 1.8 16V - R$ 61.990
  • Sporting - motor 1.8 16V - R$ 67.990
  • Black Motion - motor 1.8 16V - R$ 68.990
  • TJet - motor 1.4 16V Turbo - R$ - 78.490

* O repórter viajou a convite da FAC

Últimas notícias

Comentários