PlayStation completa 20 anos

Especialista em jogos digitais analisa os motivos que levaram ao sucesso do console criado pela Sony

por Marcelo Fraga 05/02/2015 15:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Sony/Divulgação
Ao longo de 20 anos, a estimativa é que todos os consoles da 'família' PlayStation tenham vendido mais de 100 milhões de unidades (foto: Sony/Divulgação)
Lançado em dezembro de 1994 no Japão e em setembro de 1995 nos Estados Unidos, a plataforma de games PlayStation, criada pela Sony, se tornou sinônimo de diversão e conquistou uma legião de fãs ao longo dos anos. À época de seu lançamento, o videogame revolucionou o mercado de jogos ao substituir os tradicionais cartuchos por uma nova mídia: o Compact Disc (CD).

Além de uma nova forma de armazenagem de jogos, o PlayStation apostou também em imagens mais realistas para agradar aos jogadores que já não se interessavam mais apenas pelos desafios dos antigos jogos – a maioria baseada no 2D. "O CD permitiu aos desenvolvedores de jogos armazenar 10 vezes mais dados do que nos cartuchos. Isso levou à melhoria dos gráficos e dos sons. Além disso, fez com que os games do PlayStation fossem mais realistas do que os dos outros videogames da época", explica o professor Artur Mol, coordenador do curso de Jogos Digitais da PUC Minas.

Heitor Antonio/Encontro Digital
Clique para ampliar e conferir a evolução gráfica dos jogos (foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)


Outro aspecto apontado pelo professor, e que possivelmente ajudou o PlayStation a ganhar fama, é o fato de não ser apenas um videogame, mas também um aparelho que permite reproduzir música, filmes e, atualmente, até mesmo acessar a internet. Ao longo dos anos, o console evoluiu bastante, trocando o CD pelo DVD e, posteriormente, pelo blu-ray. Hoje, jogos 100% digitais podem ser comprados e baixados diretamente na PlayStation Network – rede própria do videogame que permite também jogar no modo multiplayer online.

Ainda de acordo com Artur Mol, enquanto os concorrentes da nova geração Wii U, da Nintendo, e Xbox One, da Microsoft, continuam apostando na interação para conquistar os jogadores, o PlayStation continua se diferenciando dos outros consoles por ainda manter a estratégia de tornar os jogos mais realistas.

Atualmente, o PlaySation está em sua 4ª geração, que foi lançada em 2013. Desde o lançamento da primeira geração, o videogame chegou a ganhar, inclusive, versões portáteis como o PS Vita e o PSP (PlayStation Portable).  Estima-se que a plataforma, ao longo de sua trajetória, tenha vendido mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.

Últimas notícias

Comentários