Sabia que o cigarro também afeta a coluna?

Entre os diversos malefícios causados pelo tabagismo está a degeneração do disco que compõe nossa coluna vertebral, o que leva a intensas dores nas costas

por Da redação com assessorias 04/03/2015 11:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
O neurocirurgião Eloy Rusafa critica o hábito do tabagismo: "Só a abstinência do cigarro pode auxiliar o indivíduo a controlar a dor nas costas e evitar o aparecimento de doenças na coluna" (foto: Pixabay)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir a expectativa de vida em até 20 anos. Por ser fator de risco para mais de 50 doenças, das 1,3 bilhão de pessoas que fumam no mundo, a metade morrerá entre 35 e 69 anos. Além de afetar o pulmão, causar câncer na garganta, na língua, e em outras partes do corpo, o tabagismo também está relacionado ao surgimento de dores nas costas, tanto na região lombar como na cervical, levando ao aparecimento da degeneração do disco e, consequentemente, à hérnia.

"Diversos estudos científicos confirmam que o tabagismo é um forte fator de risco para dor lombar, ressaltando que os componentes presentes no cigarro aumentam o nível de circulação da carboxi-hemoglobina, substância que não carrega o oxigênio para os tecidos do corpo. Fato este que causa má nutrição do disco e induz a degeneração. Acredita-se também que a doença vascular generalizada causada pelo tabagismo contribua para esse processo", explica o neurocirurgião Eloy Rusafa, especializado em coluna vertebral.

Como mostra o médico, a degeneração do disco que compõem nossa coluna leva a um dos problemas de saúde mais comum entre os brasileiros, que é a dor nas costas. Ou seja, o cigarro dá início a um colapso da unidade funcional que compõe nossa coluna: composta por duas vértebras, um disco e duas articulações. Com a sobrecarga das articulações, surge a dor causada por qualquer movimento do corpo."A musculatura e os ligamentos que auxiliam na harmonização da unidade funcional da coluna também ficam sobrecarregados e podem gerar dor. Portanto, se você fuma ou conhece alguém adepto do tabagismo, estimule amplamente a necessidade de parar de fumar, pois só a abstinência do cigarro pode auxiliar o indivíduo a controlar a dor nas costas e evitar o aparecimento de doenças na coluna", diz o médico.

Além de causar dor na coluna, confira abaixo outras doenças relacionadas ao tabaco:

  • Aterosclerose
  • Tromboangeíte obliterante (leva a amputações)
  • Leucemia
  • Catarata
  • Menopausa precoce
  • Disfunção erétil ou impotência sexual masculina
  • Infertidade
  • Úlcera péptica
  • Gastrite

Últimas notícias

Comentários