New March da Nissan vem com sistema de partida a frio

Além dessa novidade, o modelo compacto da montadora japonesa é equipado com um novo motor 1.0 de 12V e três cilindros

por Da redação com assessorias 10/03/2015 11:17

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Nissan Brasil/Divulgação
O New March, lançamento da Nissan no Brasil, traz como novidade o sistema de partida a frio do motor (foto: Nissan Brasil/Divulgação)
A Nissan apresenta seu New March com duas novidades: o sistema de partida a frio do motor Flex Start Bosch, que elimina o tanque auxiliar de gasolina – conhecido como "tanquinho" – e o novo motor 1.0 12V de três cilindros. Produzido no complexo industrial da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, o compacto chega ao mercado brasileiro com preços que variam de R$ 35.990 a R$ 47.490, de acordo com a versão e a motorização.

O modelo New March 1.6 de 16V também ganha a partida a frio e mantém todas as características dos anos anteriores. A versão SL traz itens extras como câmera de ré, ar-condicionado, sistema de navegação por GPS, bluetooth com comandos no volante e conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect – permite que aplicativos como Facebook e Google Search sejam acessados na tela sensível ao toque no painel central do carro.

Produzido na fábrica de motores dentro do complexo de Resende, o novo propulsor de 3 cilindros e 1,0 litro – conhecido como HR10 – é moderno, compacto e leve, por conta da redução da massa de componentes. O cabeçote, que é dotado de variador na admissão, e o bloco são de alumínio, materiais que colaboram para a redução do peso do veículo. Entre as tecnologias embutidas estão o uso de corrente no lugar de correia para sincronização do virabrequim com a árvore do comando de válvulas, solução que amplia o prazo de manutenção do equipamento para acima de cem mil km, o dobro do normal para as correias. As velas têm eletrodos de platina e são substituídas também a cada cem mil km.

Desenvolvendo 77 cavalos de potência e 10 kgfm de torque, o novo motor oferece bom equilíbrio entre o desempenho, pois tem a maior parte do seu torque disponível já em baixas e médias rotações, e a eficiência no consumo de combustível. Com ele, o Nissan New March registrou umas das melhores marcas de consumo de seu segmento nos testes do Inmetro, obtendo o melhor consumo em estrada do segmento, com 15,1 km/l quando abastecido com gasolina.

Otimização

Os dois motores – 1.0 12V e 1.6 16V – trazem o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que faz com que a entrada de ar e de combustível nos cilindros seja otimizada em qualquer rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador e maior rendimento com economia de combustível. O resultado é uma melhor queima de combustível e, em consequência, redução das emissões de poluentes.

Tanto o New March 1.0 12V de três cilindros como o 1.6 16V mantêm os pacotes de itens de série. Enquanto o 1.0 de três cilindros traz, desde a versão de entrada, equipamentos como ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, vidros elétricos, abertura interna da tampa do tanque de combustível, entre outros, o 1.6 SL foca na conectividade, tecnologia e requinte, com acabamento cromado no interior e exterior, painel em piano black, além dos já citados Nissan Connect , câmera de ré, bluetooth com comandos no volante e GPS.

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