Honda quer parte do filé

O segmento mais atrativo do mercado automobilístico hoje, neste período de 'baixa', é o dos SUVs (utilitários esportivos) compactos. Honda se apressa no lançamento do HR-V, que passa a concorrer com Renault Duster, Ford Ecosport, Chevrolet Tracker e em breve com o Jeep Renegade

por Fábio Doyle 12/03/2015 13:47

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Honda/Divulgação
Lançamento da Honda, o novo HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico de série (foto: Honda/Divulgação)
De olho no segmento dos SUVs compactos, um dos poucos que ainda vendem bem no agora conturbado mercado automobilístico, a Honda corre atrás e lança o HR-V. O modelo foi apresentado também no Salão de Genebra deste ano, que termina dia 15 de março, com lançamento também no mercado europeu, onde os SUVs compactos também vendem bem.

Seu design, segundo interpretação do fabricante, tem “as linhas características de um coupé esportivo combinadas à postura de um SUV e ao espaço interno e funcionalidade de uma minivan”. O modelo chega ao mercado nacional com preços entre R$ 69.900 e R$ 88.700, nas versões LX (manual e CVT), EX e EXL (CVT).

No interior do HR-V encontramos um console central elevado, a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista.

Na versão EXL, os bancos possuem revestimento em couro (sintético) e o ar-condicionado é digital com comandos touch screen. Na configuração top de linha, o HR-V traz sistema multimídia, que permite o espelhamento de um dispositivo móvel via HDMI no monitor LCD de 7” multi touch screen. O GPS integrado com informações de trânsito, por enquanto, apenas das seguintes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além de Bluetooth com voice tag para a realização de chamadas telefônicas e reprodução de áudio, duas entradas USB e CD player. A reprodução de imagem da câmera de ré possui três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo). Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone), por meio de um comando no volante.

Honda/Divulgação
(foto: Honda/Divulgação)


O espaço interno do HR-V permite acomodar até cinco ocupantes, além do uso extensivo do compartimento de carga com 437 litros. Para otimizar espaço interno, o tanque de combustível fica na posição central. A versatilidade é garantida pela adoção do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos, que oferece algumas possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
O HR-V possui tração dianteira e o motor  i-VTEC 1.8 SOHC, FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio.

Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT. Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que a top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas “simuladas”.

Entre os diferenciais, o HR-V é o primeiro veículo de produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB), de série. O modelo também possui o sistema Brake Hold, que garante grande praticidade nas saídas em pisos inclinados. Quando acionado, mantém o carro parado, mesmo em subidas ou descidas, até o motorista pisar no acelerador.

No campo da segurança a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. O sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem) também é item de série.

Na versão EXL, o SUV ainda traz retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré.

O HR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível nas cores: Branco Taffetá sólido, Prata Global metálico, Cinza Iridium metálico, Cinza Barium metálico, Preto Cristal perolizado, Marrom Júpiter metálico, além da exclusiva Vermelho Mercúrio perolizado. A Honda oferece ainda uma linha completa de acessórios.

Os preços* públicos sugeridos divulgados pela montadora são:

  • LX MT – R$ 69.900
  • LX CVT – R$ 75.400
  • EX CVT – R$ 80.400
  • EXL CVT – R$ 88.700

* Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada

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