Outono vai até dia 21 de junho

A estação de transição que anuncia a chegada do frio e o fim das chuvas começou na sexta-feira, dia 20

23/03/2015 14:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
No outono algumas árvores se preparam para perder as folhas e ganham um colorido alaranjado típico (foto: Pixabay)
Após um verão intenso em todo o Brasil, o outono chegou na sexta-feira, dia 20 de março, às 19h45. Nesse momento ocorreu o equinócio, em que todas as regiões da Terra são iluminadas igualmente pelo Sol, e, assim,  abrindo caminho para o outono no hemisfério Sul e o começo da primavera no hemisfério Norte.

A nova estação climática se estende até 21 de junho, quando começa o inverno no hemisfério Sul. Uma característica do outono é a temperatura que não chega a ser tão elevada quanto no verão e nem tão baixa quanto no inverno.

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, explica como ocorrem as mudanças de estação no Brasil: "O início das estações é definido pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra. Como consequência desse posicionamento é bem notado o comprimento dos dias e das noites".

Segundo ela, no início do verão temos o dia mais longo do ano e a noite mais curta, enquanto no início do equinócio de outono os dias e as noites têm a mesma extensão. "Durante o outono o dia vai ficando cada vez menor e a noite cada vez maior até que no início do inverno temos a noite mais longa do ano", diz Josina.

O início das estações é uma marca astronômica que pode ser prevista para dezenas de anos seguintes, a partir do conhecimento de astrônomos. A órbita da Terra em torno do Sol, as temperaturas, as chuvas, os dias ensolarados e toda a condição climática dependem de uma série de outros fatores, além da estação do ano.

(com Portal EBC)

Últimas notícias

Comentários