Cobre, zinco e níquel: pode não parecer, mas esses metais fazem parte do seu corpo

Apesar de importantes para o nosso organismo, alguns metais podem ser prejudiciais quando consumidos em níveis elevados. Especialista explica como esses elementos passam a fazer parte do corpo humano

por Marcelo Fraga 02/04/2015 08:58

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Além de estar em veículos e nas grades de muitas casas, o ferro, muito comum em forma de pirita (foto), é essencial para o funcionamento de nosso organismo (foto: Pixabay)
Utilizados na indústria, principalmente na fabricação de componentes elétricos e eletrônicos, os metais são elementos químicos que estão presentes também no corpo humano. Alguns deles são reconhecidamente importantes para a saúde, como o ferro, o sódio e o cálcio. Mas, você sabia que o cobre, o zinco e o níquel – que carregamos no dia a dia em forma de moeda – também estão presentes em nosso organismo?

A maior parte do cobre pode ser encontrado no fígado e na medula óssea. O zinco é armazenado na próstata e o níquel costuma se concentrar nos rins. Segundo Lílian Carvalho, professora de Química do Centro Universitário Una, esses elementos são essenciais para os seres vivos. "Os metais são muito importantes para o corpo humano. Sem eles, doenças sérias podem surgir, como a anemia e a má formação óssea. Porém, em grandes quantidades, podem causar intoxicação, prejudicando, assim, nossa saúde", explica a especialista.

Ainda de acordo com a professora, os metais chegam ao nosso organismo principalmente por meio da alimentação, mas também podem ser absorvidos por inalação ou, em casos raros, pela pele, em contato com produtos de beleza, por exemplo.

Curiosidade

O museu das Minas e do Metal, localizado na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, possui um equipamento que mostra a quantidade dos principais metais presentes em nosso organismo. De acordo com a assessoria de imprensa do museu, a "engenhoca" batizada de Vale o Quanto Pesa funciona como uma balança, em que o visitante pode verificar, em um grande painel, qual a quantidade dos principais metais que carrega dentro de seu corpo. Isso funciona levando em conta o peso corporal de cada pessoa.

Heitor Antonio/Encontro Digital
(foto: Heitor Antonio/Encontro Digital)

Últimas notícias

Comentários