Foguete espacial russo deve cair na Terra

A aeronave fugiu do controle da agência espacial russa e seus detritos retornarão ao planeta entre os dias 7 e 11 de maio

30/04/2015 17:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
O foguete levaria suprimentos à Estação Espacial Internacional e, agora, os cientistas estão trabalhando para que os detritos não afetem regiões povoadas (foto: Pixabay)
O foguete Progress M-27M, lançado na terça-feira, dia 28 de abril, saiu do controle do Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia e está caindo em direção à Terra. Segundo uma analista dos cientistas russos, não é mais possível acoplar a nave à Estação Espacial Internacional e o objetivo é controlar a queda.

A estimativa é que os detritos caiam entre 7 e 11 de maio, mas a localização é desconhecida. Foram investidos cerca de US$ 90 milhões no foguete e não se sabe qual defeito ocasionou o descontrole. No vídeo abaixo, publicado pela Nasa, imagens do próprio equipamento exibem a alta velocidade que a nave gira em torno de si.



Missão

O Progress foi lançado para transportar 2,5 toneladas de suprimento aos astronautas que estão na estação espacial, como combustível, oxigênio, alimentos e equipamentos científicos. Após o seu lançamento, às 3h10 (de Brasília), na base de Baikonur, no Cazaquistão, a previsão de chegada era seis horas depois.

A próxima missão de um cargueiro seria no dia 8 de agosto, mas a agência espacial russa deve adiantar a data. Apesar do ocorrido, a tripulação tem mantimentos suficientes para continuarem no espaço.

(com Portal EBC)

Últimas notícias

Comentários