Não entregou a declaração? Saiba o que fazer

É possível preencher e entregar o Imposto de Renda após o prazo, mas é preciso pagar multa

06/05/2015 11:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Na quinta-feira, dia 30 de abril, terminou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (referente a 2014). O contribuinte que deixou de fazer a declaração no prazo pode mandar o documento à Receita a qualquer momento, mas estará sujeito ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do valor do imposto devido – no caso de enviar uma retificação do IRPF, o contribuinte não será multado.

Assim que entregar a declaração com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá a notificação da multa e o Darf (boleto) para pagamento, que pode ser impresso no próprio programa do Imposto de Renda. Além do Darf, devem ser impressos o recibo e a notificação de lançamento.

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?

A Declaração de Ajuste Anual serve como comprovante de vínculo com o Brasil para tirar uma série de vistos, como o americano, além de comprovante de renda para alugar ou financiar imóveis, principalmente no caso de profissionais autônomos.

Se a pessoa estava obrigada a declarar e não o faz seu CPF, fica com status de "pendente de regularização'' no ano seguinte, o que impede a pessoa de tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel e pode ter problemas para movimentar a conta no banco.

(com Portal EBC)

Últimas notícias

Comentários