Primeiros veículos elétricos para uso comercial circulam em Minas Gerais

Empresa de entregas de Contagem comprou o furgão Kangoo Z.E. da montadora francesa Renault

por Da redação com assessorias 22/05/2015 10:41

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Renault/Divulgação
Segundo a Renault, até hoje, já foram vendidas 70 unidades de veículos com zero emissão de CO2 no Brasil, como o furgão Kangoo Z.E. (foto: Renault/Divulgação)
A Renault anunciou a venda de seu furgão elétrico Kangoo Z.E. (Zero Emissão) para uma empresa de transportes, sediada em Contagem (MG). Este é o primeiro veículo elétrico de entregas a rodar em Minas Gerais. O modelo zero emissão de CO2 já é utilizado nas Entregas Porta a Porta (EPP) em Belo Horizonte.

O Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico disponível no mercado. A versão mantém as mesmas funcionalidades do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg) e o mesmo padrão de acabamento. O modelo é equipado um pacote de baterias de íon-lítio que permite rodar 170 km com uma só carga e pode ser recarregado entre 6 e 8 horas, variando de acordo com a rede de energia da cidade. O motor elétrico é capaz de gerar 44 kW (60 cv) e 23 kgfm, levando o furgão a uma velocidade máxima de 130 km/h – limitada eletronicamente.

Renault/Divulgação
(foto: Renault/Divulgação)


O modelo da Renault não emite poluentes na atmosfera e consome 3KVA/16A de energia para rodar 120 km, o equivalente a um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico. Um dos diferenciais do furgão elétrico, segundo a montadora francesa, é o quadro de instrumentos com indicadores de autonomia, capacidade da bateria e média de consumo instantâneo.

No Brasil

À iniciativa da transportadora somam-se outros importantes projetos de mobilidade urbana 100% elétrica em curso no país, por meio de parcerias com instituições como a Itaipu Binacional, Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, Companhia Paulista de Força e Luz) Prefeitura Municipal de Curitiba, governo do Distrito Federal, Companhia Energética de Brasília e Grupo TPC.

Renault/Divulgação
(foto: Renault/Divulgação)


Em julho do ano passado, os Correios, no âmbito do seu sistema de gestão ambiental, que pretende reduzir em 20% as emissões de gás carbônico até 2020, iniciaram testes com um veículo Kangoo Z.E. para a entrega de encomendas na região central de Curitiba e também em Brasília.

Além dos veículos cedidos em comodato para experimentos, a Renault já comercializou mais de 70 unidades da linha Z.E. (Zero Emissão) no Brasil, todas junto a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.

Últimas notícias

Comentários