O que significa o feriado de Corpus Christi?

Nesse dia, a Igreja Católica cultua o momento da comunhão eucarística, em que a hóstia representa o corpo de Jesus Cristo

01/06/2015 15:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Pixabay
Durante a eucaristia, o corpo e o sangue de Jesus são representados pela hóstia e pelo vinho, respectivamente. O feriado de Corpus Christi celebra esse momento (foto: Pixabay)
Em tradução do latim, Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma das mais tradicionais celebrações religiosas da Igreja Católica, e o principal objetivo é cultuar o "mistério da eucaristia", ou seja, o momento das missas em que são lembrados o corpo e o sangue de Jesus Cristo – representados pela hóstia e pelo vinho, respectivamente.

A data comemorativa do Corpus Christi se dá sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão ao dia santo em que Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de Setembro de 1264.

"No evangelho de Lucas, na descrição do milagre da multiplicação dos pães, novamente o mistério da beleza do coração divino vem surpreender a razão humana ultrapassando limites para a demonstração do amor que salva, que alimenta, que dá vida. Lucas, certamente tendo em mente a instituição da eucaristia na noite santa que precedeu o sacrifício do Calvário, relata o extraordinário fato com bonita coloração litúrgica, afirmando que o Senhor tomou os pães e os peixes apresentados, abençoou-os partiu-os e os deu aos apóstolos para que fossem distribuídos", explica Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG), em artigo publicado no site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Últimas notícias

Comentários