Entenda quais alimentos podem controlar o colesterol

A dieta equilibrada pode contribuir para o aumento do colesterol 'bom' (HDL) e para a diminuição do 'ruim' (LDL)

por Da redação com assessorias 18/07/2015 12:04

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A aveia é rica em fibras e ajuda a diminuir a quantidade do colesterol ruim, o LDL, no organismo (foto: Pixabay)
Que a alimentação equilibrada e variada deve estar associada à prática de atividade física para ajudar a prevenir o aparecimento de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, muita gente já sabe. O segredo para alguns é que, no caso do colesterol, há um considerado "ruim" – o LDL – responsável por depositar gordura na parede das artérias, podendo entupir os vasos, e o colesterol "bom" – HDL –, que transporta a gordura acumulada nas paredes das artérias para o fígado, para ser metabolizada.

"O excesso de gorduras saturadas, originadas de uma dieta rica em alimentos gordurosos como carnes com capa de gordura e leite, por exemplo, precisa ser contido para que não contribua com o aumento do LDL, o colesterol 'ruim', aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares", explica a nutricionista Christiane Vitola.

O alerta da profissional vai ao encontro de informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta as doenças do coração como causa número um de mortes no Brasil e no mundo. "O controle do colesterol pode ocorrer por meio de alimentação rica em fibras, gorduras 'boas' e fitoesteróis para ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL", recomenda a nutricionista.

Uma das sugestões apontadas pela especialista para ajudar a controlar os níveis de colesterol é o consumo de alimentos que contêm fitoesteróis. "Para quem ainda não ouviu falar, os fitoesteróis são compostos vegetais que contribuem para a redução da absorção do colesterol, quando associada a um estilo de vida saudável", conta Christiane. "Por exemplo, o consumo diário de duas colheres de sopa [20 g] de creme vegetal com fitoesteróis, durante três semanas seguidas, pode ajudar a reduzir o nível de colesterol de uma pessoa em até 15%, se combinado à prática diária de atividades físicas e alimentação equilibrada", completa a nutricionista.

Veja quais alimentos podem contribuir para o controle dos níveis de colesterol:

Ajudam a diminuir o colesterol "ruim" (LDL)

  • Aveia: o farelo de aveia é a opção com maior quantidade de fibras, sempre que possível acrescente pelo menos duas colheres de sopa desse alimento no seu café da manhã

  • Suco de uva: um copo do suco integral de uva já pode ser benéfico. Lembrando que o benefício é devido à presença dos flavonoides que também podem ser encontrados no chá verde

  • Creme vegetal com fitoesteróis: os fitoesteróis são compostos vegetais que atuam diminuindo a absorção do colesterol no intestino, o consumo recomendado para obter o benefício é de duas colheres de sopa por dia

  • Açaí: contém antioxidantes naturais, fibras e vitaminas, sendo um ótimo aliado ao sistema cardiovascular

Ajudam a aumentar o colesterol "bom" (HDL)

  • Abacate: uma porção de abacate corresponde a aproximadamente 35 g da fruta.Aposte nessa opção para ingerir mais gorduras "boas" na sua alimentação

  • Castanhas e sementes: pertencentes ao grupo das oleaginosas, ricas em gorduras poli e mono insaturadas. Só tome cuidado com a quantidade que você ira consumir, pois são altamente calóricas. Aposte em duas unidades de castanha do pará ou cinco unidades de castanha de caju

  • Alimentos integrais: a recomendação de ingestão de fibras diária é de 25 g. Fique atento se você está consumindo a quantidade recomendada para obter seus benefícios

  • Peixes: consuma ao menos duas refeições por semanas para aproveitar os benefícios desse alimento

Atenção no consumo desses alimentos:

  • Alimentos ricos em açúcar
  • Alimentos fritos
  • Carne vermelha
  • Alimentos com excesso de gordura trans

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