Blogueiras contam como ganhar dinheiro com moda e beleza

Empreendedoras do mundo digital contam suas experiências em encontro na Campus Party de Recife

28/07/2015 13:05

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Alesson Freitas/Reprodução
As blogueiras Sabrina Olivetti, Ane Medina e Jessica Belcost conquistaram milhares de seguidores na internet, e ganham dinheiro com anunciantes e publicações patrocinadas (foto: Alesson Freitas/Reprodução)
Nos últimos anos, a internet deu voz e possibilitou a ascensão de pessoas, até então anônimas, que souberam aproveitar as oportunidades e a ganhar dinheiro ao abordar temas do cotidiano. Num país que representa o terceiro lugar no ranking de consumo de produtos de beleza e em que a moda domina o segmento de e-commerce, as blogueiras Sabrina Olivetti (Coisas de Diva), Jessica Belcost (Keep Calm DIY) e Ane Medina (Eu Maquio) souberam como chegar ao sucesso na rede mundial de computadores. Elas contaram suas experiências no encontro promovido pelo Sebrae na Campus Party em Recife, Pernambuco.

"A beleza é atualmente um dos grandes destaques do empreendedorismo. Aliada á internet, ganha ainda mais relevância e pode ser uma oportunidade de negócio para jovens que buscam uma profissão. No entanto, é preciso conhecer o público para produzir o conteúdo que ele deseja e se capacitar para gerenciar os ganhos que essa atividade pode trazer", afirma Heleni Riginos, analista de beleza do Sebrae.

A remuneração desse trabalho vem de anunciantes, que aproveitam a credibilidade e influência dessas jovens sobre o seu público para vender produtos e serviços em publicações patrocinadas, os chamados publiposts. "Todo conteúdo pago é devidamente sinalizado para manter a transparência para os leitores", afirma Sabrina, do Coisas de Diva, alegando que não costuma emitir opinião nas publicações desse tipo. "Quando é um conteúdo espontâneo, aí sim eu digo o que acho, senão, apenas descrevo o que ele promete", conta a criadora do blog que foi considerado em 2014 um dos 99 mais influentes do planeta.

Para as blogueiras, embora já exista um número grande de blogs de beleza e de moda na internet, ainda há mercado para novas iniciativas do gênero. "Hoje, a vantagem é que a fórmula para fazer um blog já é conhecida. A desvantagem é que todo mundo sabe qual é. Então, é preciso se diferenciar e ser persistente", afirma Jessica, que contabiliza mais de 180 mil seguidores apenas no Instagram e que a partir do sucesso no blog Keep Calm DIY, criou vídeoaulas vendidas a quem quer ingressar nessa atividade.

E para quem pensa que vida de blogueira é fácil, as meninas deram logo o recado: é preciso estar sempre bem informada, fazer muita pesquisa de conteúdos e tendências internacionais, para alimentar o blog, as mídias sociais e os cursos. "Muitas vezes a inspiração vem dos comentários das leitores. Elas são as nossas grandes incentivadoras", conta Ane Medina, que criou um curso virtual de automaquiagem (blog Eu Maquio) e que agora está trazendo-o para o mundo real.

Para dar conta de tantas publicações e compromissos, elas afirmam ser necessário muito planejamento, tendo em vista que elas trabalham em casa, na maioria do tempo. "Estipulei um horário comercial para trabalhar. Tenho horário para começar, para almoçar e finalizar o dia. Se alguma tarefa fica pendente, deixo para o dia seguinte", afirma Sabrina Olivetti.

(com Agência Sebrae)

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