Que tal uma árvore que dá 40 frutas?

Essa planta inusitada é fruto do trabalho de um artista holandês

por João Paulo Martins 28/07/2015 14:38

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Treeof40fruit.com/Reprodução
A árvore de Sam Van Aken produz mais de 40 frutas que tenham caroço, como pêssegos, ameixas e nectarinas (foto: Treeof40fruit.com/Reprodução)
Quem mora em Minas Gerais está acostumado a ter diferentes espécies de árvores frutíferas no quintal. Mas, que tal ter apenas uma, que pode produzir dezenas de frutas?

Parece mentira, mas isso já é possível. O professor e artista holandês Sam Van Aken utilizou uma técnica antiga de enxertos para conseguir uma árvore que é capaz de gerar mais de 40 tipos de frutas com caroço, como pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. O projeto é chamado de Tree of 40, e segundo o criador, surgiu como forma de preservação e divulgação de espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou não estão mais disponíveis.

Facebook/sam.vanaken.75/Reprodução
Van Aken criou a árvore de 40 frutas usando técnicas antigas de enxerto e poda (foto: Facebook/sam.vanaken.75/Reprodução)

Treeof40fruit.com/Reprodução
Perspectiva em 3D mostra como é exuberante o florescimento da árvore, devido às diferentes espécies de frutas, com tons de vermelho, rosa e lilás (foto: Treeof40fruit.com/Reprodução)


"Na primavera, quando a árvore floresce, podem ser observados diferentes tons de rosa, vermelho e branco", diz o site oficial do projeto.

Apesar de sua origem ser holandesa, Van Aken cresceu numa fazenda na cidade de Reading, na Pensilvânia (EUA). O professor passou os últimos cinco anos plantando e espalhando a Àrvore de 40 (tradução livre) em vários lugares dos Estados Unidos.
A iniciativa inovadora faz com que o artista seja constantemente chamado para participar de palestras, especialmente as do projeto TED (Tecnology, Entertainment and Design), uma comunidade global voltada para a difusão de ideias em eventos de 18 minutos ou menos.

"Eu pego lascas das árvores com galhos que tenham nó de crescimento e insiro numa árvore 'mãe'. Então, uso fita adesiva e deixo 'curar' naturalmente durante o inverno. Então, eu podo para que volte a crescer", diz Sam Van Aken, sobre a lógica de seu trabalho, num evento TEDx realizado em Manhattan, Nova Iorque.

Últimas notícias

Comentários