Airbus já pensa em novo avião supersônico

A empresa francesa acaba de registrar a patente de uma aeronave que pode voar com velocidade 4,5 vezes maior que a do som

por João Paulo Martins 06/08/2015 10:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
YouTube/Reprodução
A simulação em 3D do site PatentYogi mostra como deve ficar o novo avião supersônico patenteado pela francesa Airbus, e que chega a uma velocidade 4,5 vezes maior que a do som (foto: YouTube/Reprodução)
Que tal fazer a viagem entre Londres e São Paulo em menos de duas horas? A distância entre as duas metrópoles é de 9,5 mil km, e um voo comercial costuma levar nada menos que 12 horas para fazer esse percurso. A viagem "dos sonhos" poderá ser feita, no futuro, graças a um protótipo de avião da empresa francesa Airbus, que acaba de ser patenteado nos Estados Unidos.

Chamada popularmente de Concorde 2.0, a patente se refere a uma aeronave que pode chegar a uma velocidade de Mach 4,5, ou seja, quase cinco vezes a velocidade do som, que é de 1,2 mil km/h. Com isso, a tradicional rota entre Londres e Nova Iorque, que chegou a ser feita pelo supersônico Concorde, da Airbus, aposentado em 2003, e que chegava a  2,2 mil km/h, não deve passar de uma hora – são 5,5 mil km entre as duas cidades.

Segundo o site PatentYogi, que é especializado em analisar patentes e explicá-las de forma lúdica, o novo modelo supersônico chamado Concorde 2.0 terá diferentes motores, misturando turbinas tradicionais a um sistema a jato parecido com o utilizado em foguetes espaciais. O protótipo da Airbus deve levantar voo na posição vertical, como um ônibus espacial, e, ao alcançar a incrível altitude de 30,5 km (um avião comercial com turbina voa a 12 km), passa a usar sistema a jato de propulsão, como um míssel.

Ao contrário de seu "irmão" aposentado, que tinha capcidade para transportar 100 passageiros, o Concorde 2.0, segundo o pedido de patente da Airbus, é equivalente a um jato particular, e deve levar apenas 20 pessoas. Ainda não existe nenhuma previsão de quando essa nova tecnologia estará disponível ao público.

Assista abaixo ao vídeo do portal PatentYogi (em inglês), explicando como seria o novo avião supersônico:

Últimas notícias

Comentários